Prefeitura de Santa Rosa do Purus promove 1º curso de formação de atendimento educacional especial

1º curso de formação de atendimento educacional especial. Foto: Cedida/Ascom.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no período de 13 a 16, quarta-feira a sábado, está promovendo o 1º Curso de Formação em Atendimento Educacional Especial (AEE) para diversos profissionais da área educacional visando capacitar gestores, coordenadores pedagógicos, mediadores, assistentes educacionais, docentes tanto do AEE quanto do ensino regular.  O evento está sendo realizado no auditório do Núcleo Cultural do Estado.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço vital oferecido pela educação especial, destinado a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em escolas regulares.

A professora que ministra a formação, Regiane de Souza, ressaltou a importância da formação continuada para promover a inclusão de forma abrangente e garantir que as condições de atendimento educacional atendam às necessidades dos alunos com deficiência. Foto: Cedida/Ascom.

A formação está sendo ministrada pela professora, Regiane de Souza, que destacou “a importância da formação continuada para que a inclusão aconteça de maneira mais ampla, além de ser necessária para que o oferecimento de condições de atendimento educacional seja adequado às necessidades dos alunos com deficiência.”

Souza, externou seu encantamento pelo engajamento da equipe educacional no processo de inclusão, destacando que, “durante a minha experiência na educação, foi a primeira vez que vi todos da equipe gestora, 100% dos professores da sala regular, AEE, mediadores e assistentes educacionais da rede municipal, sendo contemplados com uma formação sobre a educação inclusiva. Essa atitude vem de uma gestação comprometida realmente com a inclusão, por isso, quero parabenizar o secretário de educação, Francileudo D’ Ávila e o prefeito Tamir Sá pela atitude e comprometimento com a educação, finalizando agradeceu pela oportunidade de poder contribuir com a educação do município.”

O Secretário Municipal de Educação, Francileudo Silvia D’ Ávila, grupo de trabalho dos professores.. Foto: Cedida/Ascom.

O Secretário Municipal de Educação, Francileudo Silvia D’ Ávila, expressou sua gratidão ao prefeito Tamir Sá pela oportunidade de contribuir para o progresso educacional do município. Ele explicou: "Tenho buscado esta formação porque a educação do nosso município precisava se aperfeiçoar e estar atualizada com a Resolução CEE/AC n º 347/2023. A formação docente continuada é essencial e deve ser obrigatória no contexto educacional inclusivo, pois proporciona a compreensão da prática pedagógica de maneira inclusiva e eficiente, levando em conta as dificuldades, singularidades, diversidade do alunado, cultura e limitações específicas dos educandos. É premente a necessidade de transformação do sistema educacional atual, de forma que a escola se torne um local de inclusão, sempre pautada na tolerância, igualdade e justiça social."

D’ Ávila também ressaltou que, por meio desta formação, foi montada uma equipe multidisciplinar no município, composta por uma professora com a especialização na área, assistente social e psicóloga. "Quero também agradecer ao núcleo do estado de Santa Rosa, nosso parceiro, e aos gestores, coordenadores, professores, mediadores e assistentes educacionais pela participação de todos", concluiu.

O objetivo principal do curso é preparar os profissionais da educação para o ano letivo de 2024, discutindo os pontos essenciais da Resolução CEE/AC nº 347/2023 e refletindo sobre o papel da gestão escolar na promoção da inclusão dos alunos da educação especial.

Com este curso, a prefeitura de Santa Rosa do Purus demonstra seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais.

Na formação marcou a presença o vice-prefeito, Valdir Kaxinawá, o Secretário Municipal de Educação, Francileudo D' Ávila, além de gestores e vereadores.

Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Redação: Samuel Lima