A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza uma grande ação em alusão ao dia Internacional da Mulher

Autoridades municipais. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Saneamento, Assistência Social, Educação e Coordenadoria da Mulher e Direitos Humanos realizaram, no dia 08, quarta-feira, uma grande ação em alusão ao dia Internacional da Mulher.

Na ação foi montado o dispositivo de honra das autoridades do poder executivo e estadual, como: o prefeito de Santa Rosa do Purus Tamir Sá, a primeira-dama, Maria Meres Sá, a coordenadora da Mulher e Direitos Humanos, Osmarina Kaxinawá, os Secretários Municipais de Saúde e Educação, Alancardes Araújo, Eronildes Braga e o gestor da Escola de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari José Augusto da Silva que falaram sobre a luta do direito da mulher.

Dispositivo de honra do Poder Executivo. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A ação foi realizada na Escola de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari, onde foram efetuadas consultas médicas, renovação de receita, exames laboratoriais, exames de PCCU, entrega de medicamento (farmácia), palestras, orientações, rodas de conversas, dinâmicas e sorteios.

A psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Daniele da Silva Santos, ministrou a palestra sobre o tema “Violência Contra a Mulher e seus reflexos” no meio social e familiar, enfatizando, com isso, as consequências advindas das agressões como: danos emocionais, dificuldades de se relacionar, baixa autoestima, assim como relação de novas amizades.

Psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Daniele da Silva Santos. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

Também, a diretora de Assistência Social, Jamile Moura de Souza Pereira, a orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Maydana Nascimento da Costa e Antônio Ari Pereira da Silva ministraram sobre a “Mulher Empreendedora e Empoderada”, onde mostraram meios para que a mulher possa gerar uma renda própria e gerenciar seu empreendimento.

Palestrantes Mulher Empreendedora e empoderada. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

Além dessas, a fisioterapeuta, Mirla Carvalho e as assistentes sociais, Pollyana Firmino e Rozemilda Oliveira orientaram as mulheres em relação à temática do câncer do colo do útero, sobre os sinais, sintomas, formas de prevenção, incidência, gravidade da doença, diagnóstico e tratamento, assim como a importância de realizar periodicamente os exames para a prevenção do câncer do colo do útero, pois descobrindo em fase inicial da doença a chance de cura é bem maior.

Foram no total, 373 pessoas atendidas pela ação, 59 consultas médicas, 112 exames laboratoriais, 28 PCCU, 22 doses de vacinas HPV, 93 testes rápido COVID-19 e 59 dispensação de medicamentos, além do público presente nas palestras.