A prefeitura de Santa Rosa do Purus discuti melhorias no sistema educacional aos povos tradicionais

Reunião intersetorial. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

O prefeito de Santa Rosa do Purus, nesta terça-feira, 08, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Municipal, Denis Kaxinawá, o Secretário de Educação, Francisco Eronildes Braga, o Chefe da CLT – FUNAI de Santa Rosa do Purus, Francisco das Chagas, o Coordenador Técnico pedagógico da Zona Urbana, Moisés de Melo, o Coordenador Técnico pedagógico da Zona Rural, Harvey Amaro Amasifuen e o Coordenador Administrativo da SEME, Jernilson Souza para uma reunião no que se refere ao serviço da educação aos povos tradicionais no Alto Rio Purus.

Durante a ocasião, foi colocado em pauta questões no que tange aos povos indígenas, Kulina e Kaxinawá, localizados na Terra Indígena Alto Rio Purus, a fim de melhorar aos serviços e a garantia do direito a uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional. As autoridades se dispuseram em firmar parceria entre os órgãos responsáveis, todos se colocaram a disposição para discutir e construir propostas, com intuito de melhorar a cada dia os serviços educacionais aos Povos Originários do Alto Rio Purus.

Ademais, foram apresentadas as novas escolas construídas e reformadas e outras que estão em andamento no processo de construção e reforma.

Redação: Samuel Lima

Foto: Samuel Lima - Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus