• Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Visita dos militares para inspeção e orientação técnica da pista do aeródromo de Santa Rosa do Purus

No dia 29 de julho de 2021, o município recebeu a visita do General de Divisão Marcelo Arantes Guedon do Exército Brasileiro - Departamento de Engenharia e Construção, o General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), e o Tenente Coronel de Engenharia Milton Augusto Maciel de Sousa do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7ºBEC). Os Militares estiveram no município para fazer o trabalho de inspeção e orientação técnica que estão subordinadas ao 2º Grupamento de Engenharia.

A execução da obra visa melhorar as condições de suprimento por via aérea do 4º PEF, bem como da localidade, e fortalecer a presença do Estado, por intermédio do Exército Brasileiro, na região. O objetivo do 7º BEC é manter as condições de pouso e decolagem, devido ao fato de o município não possuir ligação terrestre com o restante do Estado. Além disso, a Operação possibilita o adestramento dos quadros do 7º BEC na área de logística e de engenharia de construção, segundo o portal do 7º BEC.

A pista de pouso e decolagem será reconstruída toda em concreto e terá investimento total de R$ 38 milhões da União. A execução da obra é do Exército, por meio do 7º Batalhão de Engenharia e Selva, e o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (DERACRE), oferta o apoio com maquinário.

O município de Santa Rosa do Purus é uma cidade estratégica da Defesa Nacional e está localizado o Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS).

Será o primeiro aeródromo do Acre com pista de pavimento rígido medindo 1,2 quilômetro de extensão, e 30 metros de largura e espessura de 25 centímetros, que atenderá a demanda dos próximos 50 anos, proporcionando maior segurança, qualidade e menor custo de manutenção, informações obtidas portal do 7º BEC.

O objetivo da visita dos militares foi para realizar inspeção ao destacamento do 7º BEC e canteiro de obras localizado no município de Santa Rosa do Purus, assim como a respeito da condução da obra e início dos trabalhos deste ano. Além disso, o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, o General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, e o Tenente Coronel de Engenharia Milton Augusto Maciel de Sousa visitaram a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santa Rosa do Purus, parceiros na Operação Purus.

O prazo de duração da execução do canteiro de obras da pista de pouso de decolagem está estimado para (44) quarenta e quatro meses a começar a contar de do mês de novembro do ano de 2020. A pista de pouso e decolagem poderá receber além de aeronaves de pequeno porte, também, aeronaves Lockheed C-130 Hercules.