Solenidade da 1º Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da parceria Prefeitura e SENAC

Na noite de quinta-feira, 21, foi realizada a solenidade da primeira aula inaugural dos cursos profissionalizantes de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Computador da parceria do sistema da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) com o SENAC e o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus.

A solenidade foi dirigida pela intermediadora Márcia Maria Souza da Silva, Secretaria de Planejamento. Que constitui a mesa do dispositivo com as seguintes autoridades: poder executivo, legislativo, Polícia Militar, a Coordenadora do Núcleo de Educação Profissional – Rio Branco SENAC Acre e os orientadores dos cursos profissionalizantes.

"O Programa Qualifica Acre é o programa para interiorizar a educação profissional e trazer capacitação aos jovens que estão prestes ingressarem ao mercado de trabalho. A operacionalização dos cursos ficou a cargo da Secretaria de Assistência Social e do SENAC o executor dos cursos. Em nome do SENAC quando viemos a comunidades mais distantes ofertar cursos profissionalizantes nosso intuito é de expandir a visão de conhecimento e equipar com mais ferramentas para o mercado de trabalho e oportunizar os jovens do município para ingressarem no mercado de trabalho de maneira mais equipados. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e restrito, nesse sentido os jovens precisam receber capacitação cada vez mais cedo para ter competitividade para entrar no mercado de trabalho e com uma perspectiva melhor, com isso enriquecendo o curriculum e dá uma visão de mercado para a cidade. Esperamos que as turmas sejam bastante positivas com a nossa chegada ao município. Nosso anseio é que os alunos aproveitem essa oportunidade e terminem o curso com sucesso e que a cidade de Santa Rosa do Purus receba mais cursos profissionalizantes. Iniciamos em 2019 dois cursos e tivemos a interrupção por conta da pandemia e agora estamos retornando com o programa Qualifica Acre com as duas turmas uma de Recursos Humanos e a outra de Operador de Computador que são duas áreas muito necessárias para o crescimento tanto do setor público quanto ao setor privado, cursos esses que são base para todas as profissões e exigem que tenham noção básica de informática. Proporcionar isso para os jovens de Santa Rosa do Purus é muito gratificante e sabemos que fará a diferença no mercado de trabalho da cidade. O curso de Recursos Humanos é voltado para capacitação profissional no sentido de perfil profissional de melhorar a postura profissional do município. Estamos muito orgulhosos de trazer esses cursos e desejamos que seja um sucesso e um novo começo de muitos outros que virão." Destacou a Coordenadora do Núcleo de Educação Profissional de Rio Branco SENAC Acre, Maria Carlete Neto de Oliveira.

Os orientadores foram apresentados aos alunos inscritos nos cursos que iniciará nesta segunda-feira, 25, na Escola de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari Késsio no tuno da noite. O curso de Recursos Humanos terá uma carga horária de 160 horas que será ministrado pelo orientador Késsio Luís Ferreira de Melo e o de curso de Operador de Computador com carga horária de 196 horas pelo orientador Witor Vaz da Penha.

Os alunos estão ansiosos com o inicio das aulas e esperam agregar ainda mais conhecimento ao seu curriculum.

Cada aluno recebeu um kit de material do SENAC com uma caneta, um caderno de anotação, duas apostilas, um uniforme e uma pasta para iniciarem as aulas bem equipados.

A solenidade contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Denis Kaxinawá que representou o chefe do poder executivo, poder legislativo, Maria Meire de Lima de Araújo, a Coordenadora do Núcleo de Educação Profissional – Rio Branco SENAC Acre, Maria Carlete Neto de Oliveira, a assessora da Secretaria de Assistência Social, Jocasta Reis, Policia Militar, Tenente Carlos Alberto da Costa e os dois orientadores dos cursos de Recursos Humanos e Operador de Computador, Késsio Luís Ferreira de Melo e Witor Vaz da Penha.