Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento realiza campanha em alusão ao julho amarelo

Realização dos testes de hepatite. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, nesta sexta-feira, 29, promoveu a campanha em alusão ao julho Amarelo, isto é, mês da prevenção contra as hepatites virais.

A ação aconteceu na Academia de Saúde com a realização de testes relacionados as hepatites do tipo B e C. Além destes, estão sendo realizados testes de sífilis e HIV.

“Por inflação relacionada ao fígado, ou seja, mais de 800 mil pessoas são diagnosticada por ano com câncer de fígado no país, com isso a Secretaria de Saúde e Saneamento tem a preocupação e o cuidado com a saúde pública da população realizando a campanha com a finalidade de reforçar o controle das hepatites virais, destacou o Biomédico, Elison Araújo.”

Existem cinco tipos de hepatites, são elas: A, B, C, D e E. A hepatite A: está relacionada com o saneamento básico e higiene; A do tipo B, transmissão via sexual, sangue e a melhor prevenção é o uso do preservativo; A do tipo C, contato principal é o sangue, considerada uma grande epidemia da humanidade até hoje, sendo a principal causa de transplante de fígado; A hepatite D, causada apenas em paciente que possuem hepatite B; A do tipo E, transmitida por via fecal-oral, não é uma hepatite crônica.

O melhor e único método de prevenção são a vacinação e o uso do preservativo.

Até o fechamento desta matéria a Secretaria de Saúde e Saneamento não havia divulgado o quantitativo de pessoas que foram atendidas pela ação da campanha do julho amarelo.