Santa Rosa do Purus receberá cursos profissionalizantes da parceria do SEBRAE e SENAC

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebeu nesta quarta-feira (18), o Gerente de Atendimento do SEBRAE do Acre, Cláudio Roberto Araújo e o Diretor de Educação Profissional do SENAC do Acre, Abrão Maia. Reuniram-se com o Prefeito José Altamir Taumaturgo Sá para firmar parcerias com o intuito de oferecer cursos profissionalizantes para a população do município.

Estamos em Santa Rosa do Purus trazendo ações de um programa que já está em curso no estado, o Qualifica Acre, é uma parceria do sistema da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) com o SENAC e o Governo do Estado e as prefeituras municipais. É um momento de grande dificuldade que a população brasileira tem enfrentado principalmente as pessoas menos favorecidas economicamente, além das vidas que foram ceifadas pela a pandemia o índice de desemprego e diminuição da renda alavancou em nosso país. Diante desses fatos, o SENAC lançou o programa Qualifica Acre, visando a qualificação na área de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos para que jovens estejam mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. São aproximadamente 4500 vagas ofertadas para todos os municípios do estado do Acre e hoje estamos chegando a Santa Rosa do Purus, exatamente para consolidar essa parceria. Já tivemos uma reunião via plataformas de comunicação com o prefeito e fomos bem recepcionados pela prefeitura ao ponto de estarmos aqui presentes para poder darmos os primeiros passos na operacionalização desta oferta. Hoje visitamos os locais onde vão ser ministradas as aulas do curso. Vamos iniciar o processo de matriculas e programar o inicio dessas aulas. Inicialmente vamos ofertar dois cursos: o de Assistente de Recursos Humanos e um de Operador de Computador. Cursos voltados para o público jovem que estão concluindo o ensino médio e necessitam ter uma qualificação e perspectivas ao ingressar ao mercado de trabalho. Também, estamos articulando com o SEBRAE uma ação de maior apoio aos microempreendedores do município às micro e pequenas empresas e para pessoas que pretendem empreender, a fim de movimentar a economia do município. Afirmamos o compromisso com a cidade e com a prefeitura que tem sido uma parceira do sistema nessas ações para beneficiar a população do município. Observou o Diretor de Educação Profissional do SENAC - Ac, Abrão Maia.

O SEBRAE está com o projeto para aplicar várias atividades em parceria com o SENAC para o município. Para que as ações aconteçam é necessário realizarmos um diagnóstico das necessidades de todos os empresários de Santa Rosa do Purus, com isso trabalharemos em cima das dificuldades que surgirão para executarmos o plano de ação e intervenção, principalmente na área de finanças. Paralelamente a essas dificuldades o SENAC tem estudado para realizar um curso técnico na área de gastronomia. Ademais, temos estudado a possibilidade de trazermos representantes de bancos para atender os comerciantes e empresários da cidade com ofertas de crédito. Destacou o Gerente de Atendimento do SEBRAE do Acre, Cláudio Roberto Araújo.

O prefeito de Santa Rosa do Purus José Altamir Taumaturgo Sá afirmou que o município nunca havia recebido representantes na cidade. Acredito que com os cursos que serão ministrados trará uma capacitação e promoção ao desenvolvimento econômico, assim como dignidade a nossa população.

Esteve presente na reunião o Prefeito municipal, José Altamir Taumaturgo Sá, Vice-prefeito, Valdir Genézio Kaxinawá, Presidente da Câmara, Denis Augusto Kaxinawá, primeira-dama Maria Meres Vaz da Silva, Chefe da Coordenação Técnica da FUNAI, Francisco das Chagas Domingos da Silva Kaxinawá, Secretária de Planejamento, Maria Márcia Souza da Silva, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Paulo Lopes Mateus Kaxinawá, Secretário de Agricultura, Antônio Jorge Sales de Carvalho, Secretário de Educação, Francisco Eronildes de Oliveira Braga, Gerente de Atendimento do SEBRAE do Acre, Cláudio Roberto Araújo, Diretor de Educação Profissional do SENAC - Ac, Abrão Maia, Coordenador Executivo da Amac, Marcus Frederick Freitas de Lucena, e assessores municipais.