Santa Rosa do Purus recebe proposta para receber curso EaD da UFAC

Atualizado: 4 de out. de 2021

Na tarde do dia 13 de setembro o Prefeito de Santa Rosa do Purus, recebeu em seu gabinete o Professor Adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Luís Eduardo Maggi, da Universidade Federal do Estado do Acre (UFAC). Na reunião foram apresentadas propostas de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância para o município.

Santa Rosa do Purus é um dos quatro municípios que se encontram isolados dos demais municípios do Estado do Acre. O acesso ao município é apenas por meio de barco ou avião, encarecendo muito o custo de vida na cidade.

No município não existe nenhum polo da Universidade Federal do Estado do Acre. Neste sentido, a proposta do curso a distância dará acesso de forma democrática ao ensino por direito de todo cidadão segundo a Carta Magna Federal.

O objetivo principal da minha vinda ao município era para implantar, inicialmente, o curso de biologia, física, química e matemática. Entretanto, após uma análise conseguimos perceber que haveria uma melhor demanda se abríssemos um curso de licenciatura de Ciências Agrárias. Posteriormente, verificaremos se existe outras necessidades ou demandas nos quais podemos implementar na grade deste curso para fornecer maior empregabilidade para os alunos graduados dentro desta formação. Verificamos, também, que o índice de desenvolvimento humano (IDH) da região tem uma taxa muito baixa na área da educação necessitando uma atenção maior nesta área. Por isso, a tendência dessa grade seja preencher a parte da licenciatura. O curso apresentará duas vertentes podendo atuar no ramo profissional, assim como educacional. Destacou, Luís Eduardo Maggi, Professor de Biofísica da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A base para o financiamento do projeto é por meio do programa do Governo Federal Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de curso e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também, pretende oferecer cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

Ajude nosso município que é tão carente e necessita de profissionais que tenham curso superior para atuarem com êxito em nosso município. Destacou o prefeito, José Altamir Sá.

Para a execução deste projeto de implementação do curso a distância buscaremos o convênio tripartido entre Estado, Município e União, onde a Universidade Federal do Estado do Acre (UFAC) representará a União. São necessários alguns subsídios como: uma secretaria, telefone fixo, uma boa internet, uma recepcionista, energia, água encanada, laboratório de computação, espaço físico, biblioteca física, biblioteca virtual, e material pedagógico e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus ficará encarregado por providenciar estes itens. A UFAC entrará com professores e a entidade entrará com passagens aéreas ou diárias.

O gasto previsto total é de R$ 1,2 milhão o curso que deverá durar de 4 à 5 anos.

Estiveram presente autoridades do poder executivo e legislativo. Participaram da reunião os secretários municipais Efraim de Lima (Administração), Eronildes Braga (Educação), Sandra Santos (Vereadora) e o vereador Claúdio Kaxinawá.