Santa Rosa do Purus recebe a equipe da FUNTAC para visita técnica

Atualizado: 11 de ago. de 2021

A prefeitura de Santa Rosa do Purus recebeu nesta segunda-feira dia (19), a equipe da Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC) para uma visita técnica no município de Santa Rosa do Purus.

Estiveram reunidos com o chefe do poder executivo para tratar do Acordo de Cooperação Técnica, reunião com cooperativas na Câmara de Vereadores e para ministrarem um curso de produção de fitocosméticos e fitoterápicos.

No ensejo visitaram a Escola Indígena Txana Keu Yube Rewe Tibi (Recanto Passarada), localizada dentro do município de Santa Rosa do Purus. Os indígenas da etnia Kaxinawá receberam os visitantes na entrada da escola envolvendo com uma dança típica até a entrada do cupixaua (chapéu de palha). No Cupixaua do povo Huni Kuin dançaram e cantaram em sua língua e os visitantes tiveram o privilégio experimentarem da culinária do povo Kaxinawá.

O líder encarregado pela cerimônia deu as boas vindas aos visitantes e com uma palavra, disse: “Agradeço as autoridades que vieram nos visitar e conhecer uma parte de nossa cultura. Lutamos pela causa do nosso povo e nosso objetivo é que por meios de politicas públicas possamos alcançar uma qualidade de vida melhor para nosso povo. Trabalhamos com os jovens para que estejam distante das drogas e do consumo da bebida alcoólicas.” Destacou o líder indígena, Raimundo Nonato Kaxinawá.

Em um evento cultural da etnia Huni Kuin (Kaxinawá) tem o hábito de darem as boas vinda e darem uma palavra breve para os visitantes estendendo a cerimônia por algumas horas. É uma alegria para eles receberem pessoas que se importam pelos direitos e causas indigenistas do seu povo.

Chegamos a Santa Rosa do Purus na segunda-feira dia (19), fomos recebidos pelo prefeito Tamir Sá em seu gabinete, onde tivemos uma breve reunião e em seguida fizemos uma visita pela cidade. Na reunião ele nos pediu para realizar uma visita em duas aldeias na zona rural para termos conhecimento das necessidades do povo. Pela parte da tarde do dia (19) participamos de um evento cultural na Escola Txana Keu Yube Rewe Tibi (Recanto Passarada) com o povo Huni Kuin, apresentaram uma parte da cultura, dança e a uma necessidade de ampliação de um cupixaua para atender as demandas da escola. Na terça-feira dia (20), embarcamos no inicio da manhã para visitar duas comunidades a Nova Aliança e a do Furo. Na Comunidade Nova Aliança vivem aproximadamente 35 famílias indígenas com uma escola municipal que atende a educação básica dos alunos local e mais 6 aldeias vizinhas. Nesse sentido, ouvimos do cacique que é uma grande necessidade de uma instalação de um ponto de internet, pois existem muitos jovens que terminaram o ensino médio e não tem como fazer uma faculdade, por falta de recursos e apoio para morarem em outra cidade e custearem suas despesas. Na Comunidade do Furo vivem aproximadamente 7 famílias com a mesma necessidade de instalação de uma rede de internet. Na quinta-feira ministramos um curso de fitocosmético e fitoterápicos para 20 mulheres na Escola Infantil Francisco Rabelo Sá. Encerramos o curso na sexta-feira pela manhã com entrega de certificados. Na quinta-feira pela parte da tarde estivemos com o povo Huni Kuin para conhecermos uma área que eles têm um sonho de montar uma escola cultural para preservarem a cultura o arquiteto Mario Jorge esteve presente para estudar o lugar para iniciar o planejamento do projeto da nova escola. Estamos saindo de Santa Rosa do Purus bem otimista e com a sensação de dever cumprido. Queremos agradecer ao Governador Gladson Cameli, ao presidente da FUNTAC, Antônio Aurisérgio Sérgio de Menezes Oliveira, e de toda equipe a Géssica Sampaio Pereira - química, Mario Jorge dos Santos Ferreira - designer, e Randileia Pereira da Silva Vale - pessoa de apoio da FUNTAC. Ademais, queremos agradecer a recepção do prefeito Tamir Sá, da Márcia Maria – Secretária de Planejamento e aos indígenas que nos receberam muito bem em sua escola. Estamos com muitos projetos em mente e almejamos retornar o mais breve possível com boas notícias para o município de Santa Rosa do Purus. Destacou o Coordenador de Projetos da Fundação de Tecnologia do Acre e Coordenador do Programa Redd Early Movers(REM), Gleyciano Bispo Rodrigues.

Está é uma ação da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus em parceria com Governo do Estado do Acre visando atender as necessidades dos povos indígenas do Alto Rio Purus.