• Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Santa Rosa do Purus adere a Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)

Com adesão, a prefeitura agora é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais

O prefeito de Santa Rosa do Purus, José Altamir Sá, aderiu ao Sistema Nacional de Promoção e Igualdade Racial (SINAPIR). Isso significa, na prática, que o município, agora, é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais.

O evento de assinatura do termo de adesão ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) na manhã desta quarta-feira,11, em Rio Branco, e contou com a participação do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto, do Coordenador Nacional do SINAPIR, Herbert Pitorra, do Governador Gladson Cameli, Prefeitos do Estado, secretários municipais de assistência social e membros de Conselhos em prol da Igualdade Racial.

O Sinapir se apresenta como o canal para que o município tenha acesso a recursos para aparelhar seus conselhos de igualdade racial e tem como objetivo organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil. Os estados e municípios que entrarem no sistema podem concorrer ainda a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da Sinapir. Além disso, as unidades podem ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

De acordo com o prefeito, a adesão credencia o município de Santa Rosa do Purus a receber recursos federais para promoção das políticas de igualdade racial e difusão das demais ações.

"Essa adesão representa um marco no município, estamos deixando claro que somos todos iguais, aqui seremos daltônicos na elaboração e aplicação de políticas públicas, beneficiamos a todos, independentemente de cor, raça, sexo, etc” pontou o prefeito.

O prefeito também ratificou e diz que faz das palavras do Governador a sua, e diz que em Santa Rosa do Purus, trabalha para elaborar e aplicar as políticas públicas para todos, independente de qualquer situação.

“Somos todos iguais” diz Gladson Cameli.

Com essa frase, o governador Gladson Cameli ratificou ao secretário nacional da Igualdade Racial, Paulo Roberto, que o Acre, além de apoiar, está investindo recursos financeiros na promoção de políticas públicas para promover a igualdade entre os povos, e destacou o empenho de todos os prefeitos presentes.

Presente na solenidade além do prefeito José Altamir, o Governador Gladson Cameli, Secretário Nacional de Políticas de Igualdade Racial, Paulo Roberto, o Coordenador Nacional do Sinapir, Herbert Pitorra, Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (Seasdhm), Ana Paula Lima, e os prefeitos: Fernanda Hassem (Brasileia). Jailson Amorim (Rodrigues Alves), João Edvaldo Padeiro (Bujari), Bira Vasconcelos (Xapuri), Jerry Correia (Assis Brasil), Sebastião Souza (Porto Walter), Sérgio Lopes (Epitaciolândia) entre outros gestores e autoridades.