Rio Purus transborda e moradores de Santa Rosa do Purus são socorridos e levados para abrigos

Famílias são socorridas e levadas para abrigos por causa da inundação do Rio Purus. Foto: Cedida/Ascom.

Os moradores de Santa Rosa do Purus, interior do Acre, estão enfrentando a maior alagação da histórica. Na manhã do dia, 24, sábado, com as fortes chuvas dos últimos dias, o Rio Purus ultrapassou a cota de transbordamento e inundou toda a parte mais baixa da cidade.

A equipe técnica da prefeitura de Santa Rosa do Purus, imediatamente, iniciou as operações de retirada das famílias que tiveram suas residências alagadas pelo transbordamento do Rio Purus.

O rio marcou 9,48 metros na manhã de sábado, sendo 48 centímetros acima da cota de transbordo, isto é, 9 metros. Nesta manhã, 26, o nível do Rio Purus marcou 11 metros assolando muitas famílias e deixando desabrigadas.

Moradores destacam que essa é a maior alagação da história vivida pela população santa-rosense.

Transbordamento do Rio Purus. Foto: Cedida/Ascom.

Os moradores estão sendo levados para os abrigos. O primeiro abrigo, Escola de Ensino Fundamental Dr. Celso Cosme Salgado, segundo relatório da Secretaria municipal de Assistência Social, 38 famílias, 196 pessoas, 83 crianças, 11 idosos e 02 gestantes. Segundo abrigo, Escola de Ensino Infantil Francisco Rabelo de Sá, 26 famílias, 113 pessoas, 47 crianças, 04 idosos e 01 gestante. Terceiro abrigo, Escola de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari, 12 famílias, 70 pessoas, 29 crianças, 04 idosos e 02 gestantes que deixaram suas residências.

No Centro do município, área mais baixa da cidade, três ruas estão alagadas que são: Rua Profiro de Moura, Antônia Mendes e Coronel José Ferreira.

Algumas residências tiveram suas energias interrompidas, por causa do perigo com curto-circuito. Além disso, temos as aldeias que perderam suas roças, como: macaxeira, banana e milho.

As Secretarias Municipais do poder executivo estão todas prestando assistência as famílias que estão enfrentado esse desastre natural, bem como o Exército Brasileiro tem realizado apoio e toda a população que se voluntariou para ajudar neste momento de tamanha calamidade pública.

Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Redação: Samuel Lima