Prefeitura em parceria com SEBRAE, SENAC e Instituições Financeiras realizaram Ações Itinerantes

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, nos dias 25 à 28 de outubro recebeu a equipe do SEBRAE e representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e SENAC para realizarem uma ação itinerante para os Microempreendedores Individuais de Santa Rosa do Purus.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre desde o ano passado vem planejando estratégia para continuar dando suporte às empresas que foram atingidas com a pandemia do coronavírus.

O planejamento reuniu os representantes do SEBRAE, SENAC e parceiros para agirem em prol aos microempreendedores dos municípios acreanos, com objetivo inicial de realizar visitas nas empresas do município e mobilizar os empresários para participarem de palestras, a fim de tentar solucionar os eventuais impasses e alavancar as empresas das adversidades que resultou esse pós-pandemia. Santa Rosa do Purus era o único município que o SEBRAE não havia visitado para oferecer as ações que foram ofertadas durante a semana passada.

Os principais problemas apresentados foram de gestão financeira, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal, formação de preços de produtos, atendimento ao cliente, marketing, identidade visual e falta de formação de identificação quanto fazer o preço de venda e dentre outros. Através do diagnóstico do problema levantado está sendo feito uma consolidação para que a Instituição volte ao município para dá suporte e realizar as intervenções para as empresas que solicitarem o atendimento.

Na ação itinerante foram oferecidos os seguintes serviços: formalização e baixa de microempresas individuais, atualização de cadastros, declaração de faturamento anual, palestras de formalização de Microempreendedor Individual e Empreendedorismo, parcelamento de dívida da DAS e rodada de créditos.

O SEBRAE além dos atendimentos, também orientou por meio de palestra sobre o Empreendedorismo e a importância de fazer a formalização das Microempresas Individuais (MEI), nosso objetivo é oferecer conhecimento para as pessoas terem a liberdade de empreender, orientamos a gestão empresarial para um desenvolvimento sustentável, estimulamos as micro e pequenas empresas a se diferenciarem no mercado de trabalho, facilitamos o acesso de pessoas de baixa renda ao empreendedorismo, acreditamos no potencial da economia local para o desenvolvimento das comunidades e articulamos a melhoria das condições de financiamento para os empreendedores. Destacou a Analista de Atendimento, Sandra Veiga.

Os representantes dos bancos como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia realizaram palestras para trazer conhecimento quanto capital giro, empréstimo, linhas de créditos e sobre taxas bancárias.

Foram realizadas visitas in loco em algumas empresas para orientações diretas fomentando a importância da formalização das micro e pequenas empresas, pois não é apenas abrir a MEI, não é só fazer a formalização, é também importante pagar em dia a DAS para ter acesso aos benefícios e realizar as declarações de faturamento anualmente.

No total foram realizadas 6 formalizações junto as empresas. Por conta da conexão com a internet os analistas do SEBRAE não conseguiram desenvolver de forma rápida as formalizações, em Rio Branco o tempo estimado é de 20 minutos para cada formalização. O tempo em media de atendimento foi de 1h40 (uma hora e quarenta minutos) para fazer apenas uma formalização.

"Agradeço a equipe do SEBRAE, SENAC e os três representantes dos Bancos que estão presentes em nosso município e que estão auxiliando nossos microempreendedores ajudando a promover o desenvolvimento e alavancar economia na cidade e oferendo oportunidade para a formalização das micro e pequenas empresas. É a primeira vez que Santa Rosa do Purus recebe uma ação dessa proporção oferendo linhas de créditos para o MEI de nossa cidade." Observou o Prefeito Municipal em Exercício, Valdir Genézio Kaxinawá.

"É a primeira vez que conseguimos trazer três instituições bancarias para orientar os MEI de Santa Rosa do Purus. Estamos com uma proposta de trazer capacitações e para o ano que vem estamos planejando uma programação intensa para os interiores e queremos retornar à Santa Rosa do Purus e vê os frutos do nosso trabalho." Observou o Analista de Atendimento, Gerson Aguirre.

A equipe do SEBRAE destacou que: estão saindo do município com a sensação de dever cumprido, mesmo que a conexão com a internet não foi tão favorável.

Os representantes que marcaram presença foram: Sandra Veiga, Analista de Atendimento do SEBRAE, Julcileia Ferreira, Analista de Atendimento do SEBRAE, Gerson Aguirre, Analista de atendimento do SEBRAE, Jorge Saady, Analista de Atendimento do SEBRAE, Elen Karla, Assistente Técnica do SEBRA, Vanessa França, Gerente de Comunicação do SEBRAE, Dyego Viveiros, Consultor de Pessoa Jurídica do Banco do Brasil do Acre, Moisés Evaristo de S. Neto, Banco da Amazônia e Luiz Felipe, Caixa Econômica Federal.