Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebe visita da equipe do TJAC para instalação do Cejuc e PIDJus

Reunião na Câmara dos Vereadores. Foto: Hêmilly Lostanaud/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, no dia 24, quinta-feira, recebeu na Câmara de Vereadores a equipe técnica do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com intuito de oferecer um serviço de maior acesso e qualidade para a população santa-rosense, por meio da instalação do um Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) e do Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus) no município.

A priori, a equipe do o Judiciário ouviu as demandas e gargalos pelos representes do Poder Executivo e Legislativo, como: secretários municipais, assessores e vereadores presentes na reunião. Vale ressaltar, que essa é a melhor forma do Poder Judiciário tomar providências para uma efetivação de um atendimento digno a população de Santa Rosa do Purus, pois são através desses porta-vozes que a problemática pode ser resolvida.

Equipe do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.Foto: Hêmilly Lostanaud/ASCOM.

A equipe foi conduzida pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, foi composta pela Diretora Regional do Vale do Alto Acre, Ana Paula Carrilho, a diretora Regional do Vale do Juruá, Solange Chalub, a diretora de Informação Institucional, Andréa Zílio, o engenheiro Gustavo Ferraz, e o servidor da Diretoria de Tecnologia, Jean Costa.

Dentre os serviços que serão oferecidos pelo Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc), os representantes do Tribunal de Justiça, destacaram: realização de audiências, mediações e conciliações, com a finalidade a uma resolução mais ágil e eficiente dos conflitos.

Ademais, o Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus) será um local onde a população terá acesso a serviços e informações jurídicas por meio da tecnologia. A plataforma proporcionará aos cidadãos realizar consultas processuais, e outros serviços do Poder Judiciário, assim como aos dos parceiros: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

A visita técnica teve como foco principal a análise das condições prediais e de infraestrutura necessárias para o funcionamento adequado das instalações do Cejuc e PIDJus. O engenheiro Gustavo Ferraz, membro da equipe, realizou uma vistoria minuciosa, verificando aspectos predial. Já o assessor técnico da Diretoria de Tecnologia, Jean Costa, avaliou as demandas tecnológicas e a conectividade necessária para garantir o pleno funcionamento.

Durante a reunião na Câmara de Vereadores, Paula Carilho, representante do Judiciário, apresentou o Programa de Integração do Judiciário (PIDJus) e explicou como ele funcionará no município. Ela também ressaltou a missão do Judiciário em implantar o serviço, além de agradecer a parceria da prefeitura e da câmara.

Redação: Samuel Lima - Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Fotos: Hêmilly Lostanaud