• Samuel Lima

Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebe cursos do SENAR para Produtores Rurais

Atualizado: 13 de dez. de 2021


A Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebeu na sexta-feira dia, 03, a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), para ministrar dois cursos para os produtores rurais, sendo o primeiro curso: derivado da banana e da mandioca e o segundo em panificação.


O curso derivado da banana e da mandioca foi ministrado no Salão Paroquial Santa Rosa Lima e o de panificação na Escola do Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari, ambos realizado no período de 04 à 08 de dezembro com carga horária de quarenta horas.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade vinculada a Confederação Nacional de Agricultura que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.


O técnico do SENAR, Girley Balbino dos Santos, que é organizador e mobilizador do curso na zona rural, destacou: viemos ao município para realizar uma ação de promoção social em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa do Purus, Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Agricultura com objetivo de ofertar dois cursos para os produtores rurais, sendo o primeiro curso o derivado da banana e da mandioca e o segundo em panificação. O curso trará qualificação para os produtores rurais, além de que poderá gerar uma renda para as famílias. Costumamos dizer que não viemos ensinar o povo a cozinhar, mas somar conhecimento e aprimorar novas técnicas para desenvolver a mão de obra de nossos produtores rurais.


Estamos em Santa Rosa do Purus para compartilhar e promover conhecimento na área de panificação para a comunidade, pois sabemos o tanto que é difícil a logística para que venha um curso até ao município. Neste período vamos trabalhar vários tipos de pães e usaremos os produtos encontrados no próprio município, como: mandioca, pupunha, abóbora, batata e cenoura. Através do curso as pessoas poderão abrir seu próprio empreendimento e acrescentar na economia local. Dessa forma, é muito gratificante quando sabemos que novos empreendedores iniciam a empreender através do curso de panificação ministrado pelo SENAR. Instrutora do curso de panificação, Maria de Fátima Silva.


Essa é minha primeira vez em Santa Rosa do Purus para ministrar o curso do derivado da banana e da mandioca e o intuito é contribuir de forma positiva e acrescentar conhecimento na vida das pessoas. Queremos trazer uma nova perspectiva de vida para as pessoas. É um curso que ajudará muito na vida financeira para os desejam empreender. É muitíssimo gratificante e proveitoso nesses cinco dias poder contribuir com nosso conhecimento. Instrutora do Derivado da banana e da mandioca, Cristiane Oliveira.



O Prefeito em Exercício, Valdir Kaxinawá, agradeceu a presença da equipe do SENAR pela parceria e aos alunos que se dedicaram para aprender o conteúdo do curso. Este curso proporcionou oportunidade para que novos empreendedores comecem abrir seu próprio negócio.


No encerramento do curso foi posta uma mesa de guloseimas e uma variedade de salgados que foram feitos pelos alunos do curso para degustação do público.


Galeria de Fotos


0 comentário