• Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza a cerimônia da entrega da ajuda humanitária

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza a Cerimônia da entrega da Ajuda Humanitária do Ministério de Desenvolvimento Regional Nacional e Sistema de Proteção da Defesa Civil.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, nesta manhã de sexta-feira, dia (10) dez de maio de 2021, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Ministério de Desenvolvimento Regional Nacional realizaram a cerimônia da entrega da aquisição de cestas básicas, colchões, travesseiros, kits de higiene e de limpeza para casas, e galões de água para as famílias que tiveram as residências afetadas pelo desastre natural. A cerimônia teve duração de uma hora e meia. Esteve presente o prefeito José Altamir Taumaturgo Sá e a primeira-dama Maria Meres Sá, junto com as autoridades do município e os secretários municipais.

As cestas básicas, colchões, travesseiros, kits de higiene e de limpezas para casas, e galões de água mineral serão repassado as 1910 pessoas da zona urbana e zona rural, as famílias mais necessitadas se encontram na zona urbana. O socorro prestado as aldeias das etnias Jaminawa, Kaxinawa, Kulina que se encontram nas redondezas do município e na área da Zona Urbana do município que foram atingidos pela enchente do rio Purus é uma trabalho conjunto da Prefeitura de Santa Rosa do Purus, Secretárias Municipais, Câmara Municipal, 7º Batalhão de Engenharia de Construção, Corpo de Bombeiro, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Defesa Civil Estadual e Municipal, Ministério de Desenvolvimento Regional Nacional, Fundação Nacional do Índio (Funai), e Empresários do Município. Apesar do Município está em uma região considerada isolada os recursos chegam de forma mais lenta, por vias fluviais e transporte aéreo. Mas, todas as famílias receberam o devido socorro. A logística é ainda maior para que chegue ao município toda a Ajuda Humanitária, maior parte por meio de vias fluviais por balsas e uma parte por transporte aéreo. Foram disponibilizados veículos que foram cedidos pela Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos e Agricultura e as embarcações (voadeiras) da Secretaria de Saúde, e as demais secretarias Indígenas, Meio Ambientes e Pequenos Negócios atuaram diretamente com seus servidores fazendo parte das equipes que fizeram retiradas das famílias das alagações e levarão os sacolões, colchões, travesseiros, kits de higiene e de limpezas para casas, e galões de água mineral para as aldeias das três etnias, nesta tarde de terça-feira (11) de maio de 2021. Os indígenas vivem por modo de agricultura de subsistência, fazem suas plantações no baixo do Rio Purus por conta da terra apresentar maior concentração de minerais para o adubo da terra. Suas plantações foram inundadas pelo Rio Purus e perderam todo meio de subsistência. As famílias foram atendidas com ajuda de sacolões e agora serão atendidas com os demais itens que chegaram até eles pela equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Foi uma ação conjunta para atender todas as famílias afetadas pela alagação não só aqui em Santa Rosa do Purus, mas a todos os municípios do Estado do Acre que foram inundados pela alagação nos solidarizamos com as famílias que tiveram suas residências e seus bens materiais afetados.

Na cerimônia o chefe do poder executivo agradeceu a Deus, as autoridades do município que estiveram presente, a Câmara Municipal de Santa Rosa do Purus, aos secretários municipais, ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e aos líderes religiosos que somaram forças para atenderem a cada família. Estamos atravessando além da pandemia o desastre natural e estamos juntos unindo força para lutar pela causa do povo e poder atender as necessidades que estão surgindo. Uma gestão não se faz sozinho, mas junto com a uma equipe e com isso vamos mais longe.

Neste momento, nos dias 10 à 14 de maio de 2021 está acontecendo a inscrições do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação para cadastro reserva de professores do ensino educacional. Também, dois candidatos aprovados assinaram o contrato do Processo Seletivo da Secretaria de Saúde e Saneamento. A Cerimônia não foi aberta para toda a população por conta da aglomeração, em virtude disso três famílias estiveram presentes para receberem a ajuda humanitária.

Foram relembradas as vidas que faleceram do município por complicações do coronavirus (COVID-19), e foi pedido um momento de silêncio em respeito aos falecidos.