• Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza 1º encontro formativo de educadores

Atualizado: 9 de jul. de 2021

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza por meio da Secretária Municipal de Educação o 1º Encontro Formativo de Educadores para o ano letivo de 2021.

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira, (21) de junho de 2021. Iniciou as atividades do ano letivo das aulas remotas para o ensino educacional para as escolas do município de Santa Rosa do Purus com o 1º Encontro Formativo para os professores. Focam convocados (81) professores classificados no processo Seletivo Simplificado para Contratação Emergencial e Temporária de Excepcional Interesse Público para receberem o treinamento e orientações para estarem equipados para servir os alunos da melhor forma possível com ensino de qualidade.

As escolas que estão ministrando o curso de formação para os professores são: Antônia Fernandes de Moura, Dr. Celso Cosme Salgado e Francisco Rabelo Sá.

Na abertura esteve presente o prefeito, José Altamir Taumaturgo Sá, o Secretário Municipal de Educação, Francisco Eronildes de Oliveira Braga, a Coordenadoras de Ensino da SEME, Maria Francisca Vaz da Silva e Rafisa Patrícia de Souza, Kelcinaira Carvalho Pinheiro Magalhães - Coordenadora Pedagógica da SEME -, diretora escolar Wânia Maria, diretor escolar Antônio Carlos Osório do Nascimento, Coordenadora administrativa escolar, Jakeline Mota Pinheiro, Leiane Marques Lima – Coordenadora Pedagógica escolar, Alessandra Santos de Araújo Gomes – Coordenadora de Ensino e o secretário escolar Antônio Marcos.

Os temas que serão abordados no treinamento nesta semana são: princípios gerais da base nacional comum curricular, fundamentos pedagógicos da base nacional comum curricular, competências gerais da base nacional comum curricular, competências socioemocional (Programa Voltado ao Novo), ensino híbrido, flexibilização curricular (habilidades prioritárias), protocolo de retorno às aulas presenciais e planejamento das atividades remotas.

As palavras iniciais do chefe do poder executivo foram direcionadas a pandemia que estamos atravessando. Nossa nação perdeu 500.000 mil vidas para a COVID19 e ficamos comovidos pelas vidas que se foram e damos nossas condolências a todas as famílias brasileiras. Também, perdemos pessoas queridas em nosso município como a Professora Fatinha Barroso de Araújo, Dn. Luzia Lopes e outras pessoas. Estamos vencendo e avançando na imunização da vacinação da VOCID-19, com isso estamos voltando as atividades das aulas remotas e em seguida as aulas presenciais. Agradeceu a Secretaria Municipal de Educação pelo empenho no Processo Seletivo Simplificado na organização e capacitação dos novos professores que ocuparão o quadro do ensino educacional do município. O município está com um projeto de fazer uma escola de ensino integral para os alunos do nosso município. O prefeito estará de viagem para Brasília para desbloquear a creche infantil para que os pais tenham aonde deixar seus filhos e ficarem mais tranquilos em seus trabalhos. Em nosso planejamento está previsto fazermos 4 escolas e recuperarem 10 escolas na zona rural. Estão em processo licitatório para comprar os materiais escolares, a fim de atender os alunos para as aulas presenciais. Na zona rural as aulas estão normais por não terem contato maior com a zona urbana. Estamos revendo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) estamos fazendo um estudo para melhoria no salário do professor, assim como para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. É responsabilidade do gestor cuidar do bem estar da cidade e da população estamos a disposição da sociedade. Agradecemos a presença de todos os professores, rogamos a Deus para que ilumine e capacite os educadores a transmitir uma educação de qualidade aos nossos filhos e as crianças de nosso município.

O Secretário Municipal de Educação, Francisco Eronildes de Oliveira Braga, relembrou do seu tempo como educador na Escola Antônio Fernandes de Moura. Cumprimentou a todos da bancada de educadores, coordenadores, gestores e o chefe do poder executivo: é uma alegria imensa estarmos presentes com essa equipe de professores que receberão o treinamento voltado para os educadores. Saudou os professores efetivos e os novos educadores que estão chegando do processo seletivo Simplificado. Sabemos da dedicação e a responsabilidade que cada um tem na área da educação. Esperamos melhorar a infraestrutura das escolas do nosso município e desejo uma excelente formação para cada um professor. Enfatizou que o PCCR está na fase de revisão e acabamento de análise. Agradeceu ao prefeito pela confiança e a oportunidade que está tendo em administrar a Secretaria Municipal de Educação, ela está aberta para os professores e gestores escolares e a toda a população.

O objetivo deste treinamento é alicerçar os fundamentos da educação para construir bases sólidas para um futuro. Para que os alunos possam ter liberdade e autonomia de garantir seu lugar no mercado de trabalho. Queremos capacitá-los da melhor forma possível para que tenham uma excelente educação em nosso município. Essa é uma ação da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus não medindo esforços para uma educação de qualidade.