• Samuel Lima

Prefeitura de Santa Rosa do Purus em parceria com IBGE realiza planejamento para o Censo 2022

Atualizado: 18 de nov. de 2021


A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no dia 10 de novembro, recebeu o Coordenador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para apresentar o planejamento e acompanhamento do Censo de 2022.

A apresentação do planejamento foi direcionada para as autoridades locais e a comunidade para informar quando o Censo será realizado.

O IBGE usa de seus parâmetros e metodologias para realizar a contagem da população, isto é, por meio de visitas a domicilio para fazer a coleta dos dados. Ademais, apenas agentes domiciliados são aprovados para realizar as visitas e essas coletas terão a duração de aproximadamente três meses.

O Censo do IBGE 2022, por exemplo, é como se fosse fazer um retrato do Brasil. É evidente que o município precisará de recenseadores para tal trabalho.

Os recenseadores que virão trabalhar no município passarão por um processo seletivo, posteriormente serão capacitados por um técnico do IBGE e serão acompanhados pela equipe para que possam ir a campo e realizar a execução como um recenseador.

Na cidade de Santa Rosa do Purus é previsto um contingente de seis pessoas. Dividida da seguinte maneira: cinco no campo e uma dentro do escritório que será o Agente de Coleta Municipal. Nesse sentido, será o responsável que realizará todo planejamento dos recenseadores e passar as informações dos dados coletados para a sede em Rio Branco. Vale ressaltar que quando for à hora de contratar os servidores o IBGE fará a divulgação.

Em se tratando que é um concurso público não garante que seja uma pessoa do município, mas se tiver uma quantidade maior de inscritos do município a probabilidade é grande que seja um candidato da cidade.

O Censo do IBGE vai muito mais além do que a contagem da população. Em virtude de, a Instituição consegue capitar todas as características de tal comunidade visando auxiliar nas políticas públicas, por exemplo, quando o IBGE chegar a uma determinada comunidade ou bairro e que existe uma grande quantidade de idosos, neste setor, precisará de políticas públicas voltadas para os idosos, assim como se existe uma quantidade de crianças de 0 à 2 anos precisará de creche. Essas são apenas algumas características comuns que conseguimos identificar e auxiliar para implementação de políticas públicas, então, o censo não só conta, ele retrata o que a população necessita. Portanto, tanto o poder público quanto o privado pode se beneficiar dos dados que o IBGE divulga. Nesse sentido, é de suma importância que a Instituição faça o serviço de qualidade para retratar a realidade de tal região.

As atividades que são coletas, por meio de entrevista que o IBGE realiza elas são resguardada por lei. Dessa forma, nenhuma informação coletada nas residências pelos recenseadores não pode ser divulgada a qualquer pessoa que seja: polícia, justiça, chefe do poder executivo ninguém pode requerer essas informações individuais.

As entrevistas são mandadas diretamente decodificadas através do aparelho do recenseador para o sistema principal, assim transformando em estatísticas. Dessa forma, é de total sigilo. Não é repassado nenhum dado para quem quer que seja, por exemplo, o nome dos moradores, a renda salarial e a quantidade de pessoas que residem na mesma casa é um sistema seguro e de confiança. Assim como, os governantes ficam receosos de como é a metodologia que é aplicada para o recenseamento da população. Nesse sentido, faz-se necessário delimitar fronteiras e limites para que não fique uma luta de posse de eleitores. O IBGE faz uso de equipamentos tecnológicos de ponta, como: GPS e mapas via satélites. Exemplificando, quando o recenseador estiver caminhando em tal região, se esta não faz parte de sua área, o aparelho acusará que aquela região não faz parte da sua contagem, com isso evita a recontagem, ou que um domicílio seja contado por outro município, assim evitando fraudes. Com essa tecnologia, atualmente, é quase zero a possibilidade de existir fraudes, pois o sistema controla todas as atividades do recenseador e até mesmo o tempo que é realizado a pesquisa. Portanto, conseguimos identificar a falha no momento que está sendo realizada a entrevista evitando qualquer tipo de fraude.

0 comentário