Prefeitura de Santa Rosa do Purus e SEMSA promove a 2º Conferência Municipal de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde

Atualizado: há 5 dias

2º Conferência Municipal de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde. Foto: Samuel Lima/Ascom.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e Conselho Municipal de Saúde, nesta terça-feira, 07, promoveu a 2º Conferência Municipal de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde. O evento contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde e a comunidade, na Igreja do Evangelho Quadrangular.

Enfermeira Joice Silva da Costa. Foto: Samuel Lima/Ascom.

Na solenidade a enfermeira, Joice Silva da Costa, convidou as autoridades, sendo do poder executivo, o prefeito de Santa Rosa do Purus, José Altamir Taumaturgo Sá, o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes Araújo, a representante da Secretária Municipal de Assistência Social,  Daniele da Silva Santos, do legislativo, o vereador que representou o presidente da Câmara Municipal, Auricélio Lima de Oliveira, a representante do Hospital da Família, Rhuama Amaral, a enfermeira e responsável pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Acre, Sandreya Maia Mendes, a enfermeira representante do Conselho Estadual de Saúde, Alesta Amancio da Costa, o membro da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde, Sidney Assunção Maciel para comporem o dispositivo de honra e cantarem o Hino Nacional. O evento foi marcado ainda por uma apresentação do corpo coreógrafo da Igreja Quadrangular às autoridades e ao público presente.

Dispositivo de honra. Foto: Samuel Lima/Ascom.

Com o tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gerente que faz o SUS acontecer.”

As Conferências de Saúde são eventos de instrumentalização da gestão participativa da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um espaço encampado no Art. 198, III da Constituição Federal de 1988, e, consubstanciado na Lei Nº 8.142/90, que direciona a participação da comunidade na gestão.

Usuários, trabalhadores/prestadores de serviços na área de saúde e gestores. Foto: Samuel Lima/Ascom.

A Conferência de Saúde é o momento ímpar da sociedade, em que seus diversos seguimentos (usuários, trabalhadores/prestadores de serviços na área de saúde e gestores), com a finalidade de avaliar e propor medidas eficazes de melhoramento do sistema no que tange a toda esfera governamental seja no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Enfermeira e responsável pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Acre, Sandreya Maia Mendes. Foto: Samuel Lima/Ascom.

O evento teve a participação da enfermeira e responsável pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Acre, Sandreya Maia Mendes, que dirigiu o evento explanando sobre três eixos, com breve reflexão em cada eixo, sendo eles: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; trabalho digno, descente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil, e, educação para o desenvolvimento do trabalho na produção de saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Ao final da conferência, os participantes elegeram delegados e elaboraram propostas para serem encaminhadas às etapas estaduais e nacionais, visando melhorias na Atenção Básica do município. Assim, a 2ª Conferência Municipal de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de Santa Rosa do Purus reafirmou o compromisso com a construção de uma saúde pública mais democrática, inclusiva e eficiente.

Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Redação e fotos: Samuel Lima