Prefeitura de Santa Rosa do Purus busca parceria junto a Funasa

Prefeitura de Santa Rosa do Purus busca parceria junto a Funasa para construção de Sanitários domiciliares

Na manhã de quinta-feira, 13, o Prefeito José Altamir Taumaturgo Sá esteve reunido no gabinete do Superintendente Ronaldo Craveiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para tratar sobre melhorias do saneamento básico do Município.

Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma região tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Nesse sentido, um dos quesitos que o Chefe do Poder Executivo reivindicou foi a melhoria Sanitária Domiciliar pelo Projeto Salta-Z, - Solução Alternativa Coletiva e Simplificada de Tratamento de Água - aterro sanitário e um veículo para atender as demandas para a Casa de Apoio de Saúde em Rio Branco.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) objetiva a promoção e proteção à saúde, formulando, implementando e fomentando ações e soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças.

Santa Rosa do Purus, um dos municípios isolados do Estado do Acre, necessita que o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promova politicas públicas relacionadas ao saneamento básico.

No Brasil, assim como em diferentes países, o acesso ao saneamento ainda é desigual. A maior parte da população que não dispõe de fonte segura de água para consumo, ou que não dispõe de uma solução para recepção e tratamento adequado de dejetos, residem em áreas consideradas rurais ou em outras comunidades consideradas tradicionais, com habitações espaçadas e distantes de centros urbanos. Isso dificulta ainda mais a conjectura de sistemas de saneamento convencionais. Dessa forma, mesmo dentro do município ainda existe muitas famílias que necessitam de auxilio para tratamento no saneamento básico.