Prefeito José Altamir Taumaturgo Sá marca presença na 1º Caravana dos Prefeitos ao Alto Acre

Atualizado: 15 de jul. de 2021

1º Caravana dos Prefeitos ao Alto Acre em Brasiléia

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) realizou no dia (02) sexta-feira, a 1ª Caravana dos Prefeitos ao Alto Acre para a II Assembleia Geral Extraordinária de gestores, em Brasileia. O movimento é liderado pelo presidente da Associação, Tião Bocalom, prefeito da capital do Estado do Acre.

Na Caravana marcaram presença (19) dezenove prefeitos do Estado do Acre, dentre esses o Prefeito Municipal José Altamir Taumaturgo de Sá (Tamir), que tem buscado melhoria para a gestão pública de Santa Rosa do Purus.

Na Plenária uma das pautas discutida foi sobre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os gestores debateram sobre cerca de 1.200 km de rodovias federais que cortam os municípios e os futuros investimentos na área de infraestrutura de rodovias. Essa foi uma das pautas de interesse do município de Santa Rosa do Purus, como o da BR-409 com 152 quilômetros previstos na ligação da BR-364 (de Feijó) à fronteira com Peru (Santa Rosa do Purus).

Para uma boa gestão os Prefeitos Municipais buscam parceria junto a AMAC para discutirem assuntos internos e administrativos, assim como os parlamentares, senadores e deputados federais e estaduais para elaborar propostas que venham beneficiar os municípios do estado do Acre.

Segundo o diretor da AMAC, Marcus Frederick Freitas de Lucena, a Assembleia Geral Extraordinária teve uma resposta satisfatória e conseguimos alcançar nosso objetivo, que é integrar os prefeitos municipais em prol de uma ação direta vinda da sede da AMAC que fica em Rio Branco ao Alto Acre, por meio da Assembleia extraordinária. Ademais, as maiores dificuldades dos municípios não é a área rural urbana, mas sim a rural. É aonde nasce à produção agrícola para o povo. Na Assembleia Geral Extraordinária contamos com a presença e a participação das delegações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Acre (ASCONTAC) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Fundação Abrinq). Órgãos estes que viabilizam máquinas agrícolas, maquinário para construção de estradas, construção de rodovias, orientações administrativas, mobilizam a sociedade para questões relacionadas à defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas em prol da infância e adolescência, e na área de saúde pública promovem saneamento básico a população.