Parceria entre Prefeitura e SENAR capacita produtores rurais em cursos de piscicultura e avicultura

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou de 17 à 26, terça à quinta-feira, o curso para os produtores rurais, sendo o primeiro curso de piscicultura e o segundo de avicultura.

O curso de piscicultura foi realizado no período de 17 à 21 de maio, na colônia Gameleira, no igarapé Santa Rosa, e o de avicultura, no período de 23 à 26, na Aldeia Minas Gerais, ambos com carga horária de quarenta horas. No total foram 28 produtores rurais que receberam capacitação no devidos cursos.

Os cursos de piscicultura e avicultura foram ministrados pelo médico veterinário do SENAR, Lucas Freitas, o seu foco foi somar conhecimento com os produtores rurais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade vinculada a Confederação Nacional de Agricultura que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

Freitas destacou que “o SENAR nunca havia conseguido ministrar um curso dentro de uma aldeia indígena. Estamos felizes de poder capacitar produtores indígenas.”

Nesse sentido, os cursos tem uma didática bem extensa, isto é, são abordados conteúdos importantes nessas linhas produtivas para não deixar dúvidas e manter a qualidade educacional. Ademais, a prática é fundamental, pois o produtor, além da parte teórica, possa colocar a mão na massa e praticar, assim como posteriormente exercer isso em sua propriedade.

“Os cursos que foram ministrados em Santa Rosa do Purus foram os de piscicultura e avicultura. Dessa maneira, acredito que esses cursos têm a muito a agregar, pois a economia local pode evoluir com essas criações de animais no município. Também, foram constatados que muitos produtores erravam no método, na criação e na sanidade, assim como em todas as questões produtivas, seguindo até na logística para o escoamento da produção. Dessa forma, o SENAR tem essa meta de tecnificar e aprimorar o conhecimento técnico rural. Ou seja, ao meu vê, como médico veterinário, percebo que todo esse processo produtivo em Santa Rosa do Purus, a partir desses cursos que foram ministrados, só tem a agregar e desenvolver a economia local, tanto na questão da qualidade do produto que foi abordado, assim como na piscicultura e na avicultura, e, também na questão de agregar valor ao produto. Hoje, sabemos que um produto que respeita as normas sanitárias, produtivas e todo o processo relacionado à higiene, é um produto de maior respeito. Ademais, ressalto que esses cursos que foram ministrados fazem parte do perfil da região para que ela se desenvolva a curto e longo prazo nessa cultura de criação, afirmou o Instrutor Médico veterinário do SENAR, Lucas Freitas.”

Prática do curso de piscicultura

Prática do curso de avicultura

Foto cedida/ASSCOM.