O Rio Purus transbordou e desalojou 14 famílias em Santa Rosa do Purus

Os moradores de Santa Rosa do Purus, interior do Acre, estão enfrentando uma nova alagação. Nesta manhã de terça-feira 15, com as fortes chuvas nos últimos dois dias o Rio Purus ultrapassou a cota de transbordamento e inundou algumas casas desalojando 14 famílias.

A equipe técnica da Prefeitura de Santa Rosa do Purus iniciou a operação de retirada das famílias que tiveram suas residências alagadas pela cheia do Rio Purus.

O rio marcou 9,56 metros às 12horas, sendo 56 centímetros acima da cota de transbordo, que é 9 metros. Os moradores estão sendo levados para os abrigos. O primeiro abrigo, Escola Infantil Francisco Rabelo de Sá já tem 14 famílias que deixaram suas residências.

Segundo o mapeamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil 200 famílias foram atingidas, 9 famílias desabrigadas, 5 famílias desalojadas. Totalizando 800 pessoas que estão sendo atingidas pela alagação.

O Centro do município, área mais baixa da cidade, três ruas estão alagadas que são: Rua Profiro de Moura, Antônia Mendes e Coronel José Ferreira. Algumas residências tiveram suas energias interrompidas, por causa do perigo com curto-circuito. Além disso, temos as aldeias que perderam suas roças, como: macaxeira, banana e milho. Esses são o meio de sobrevivência para essas famílias.

Estamos mais uma vez sofrendo com a alagação. São 14 famílias que saíram de suas residências. Nossa preocupação é com as crianças que acabam tendo diarreia por causa da água. Toda nossa equipe está empenhada para dá suporte as famílias que estão desabrigadas. Destacou o Prefeito, José Altamir Taumaturgo Sá.