top of page
  • Foto do escritorSamuel Lima

Em Santa Rosa do Purus, inicia o treinamento presencial para os recenseadores no censo do IBGE 2022


Treinamento para os recenseadores. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

Começou no dia, 21, quinta-feira, o treinamento da fase presencial para os recenseadores em Santa Rosa do Purus. Esses foram convocados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o censo de 2022. No município, a equipe será formada por cinco recenseadores, ou seja, lotados em um posto de coleta que será conduzido por um Agente de Coleta Municipal (ACM).

O treinamento tem um período de duração de seis dias e está previsto para encerrar na quarta-feira, 27. Dessa maneira, os recenseadores têm recebido as instruções necessárias para iniciar a maior pesquisa demográfica do país. Dentre os seis dias de treinamento, isto é, eles receberão treinamento especifico para povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.

Em todo o território nacional o início da coleta dos dados nos domicílios começará no dia primeiro de agosto de 2022.

O Coordenador Censitário de Subárea – Sena Madureira, Thiago Costa destacou que: “conhecer de maneira detalhada e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país.”

Thiago Costa - Coordenador Censitário. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, tornando, com isso, de extrema necessidade para o desenvolvimento, assim como na implementação de políticas públicas, a fim de aplicação de investimentos econômicos tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

“O treinamento é de suma importância, através dele, todos os envolvidos na cadeia do censo, isso cerca de 220 mil colaboradores, saberão de fato: o que pesquisar, como pesquisar e aonde pesquisar. Fazendo com que a metodologia e os recursos empregados sejam otimizados para o trabalho, afirmou Costa.”





0 comentário
bottom of page