Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre realiza o curso de Brigada de Incêndio Florestal

Atualizado: 4 de out. de 2021

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebeu no dia 23 de agosto de 2021 o 1º Sargento C. Queiroz, Bombeiro Militar e o Cabo Bruno Moreno da Silva do 6º Batalhão Educação, Proteção e Combate e Incêndio Florestal (6º BEPCIF) para realizar o curso de Brigada de Incêndio Florestal.

O curso de Brigada de Incêndio Florestal foi realizado na Escola Fundamental Doutor Celso Cosme Salgado em cumprimento ao Plano de Prevenção e Contingência nos dias 23 à 25 de agosto de 2021. Os Brigadistas receberam certificados com carga horária de vinte horas.

Foram abertas 25 vagas para as pessoas interessadas no curso de Brigada de Incêndio Florestal. No total 6 alunos desistiram e 19 brigadistas concluíram o curso.

Os 19 brigadistas durante os quatro dias receberam a parte teórica de noções de combate ao incêndio florestal, primeiros socorros e legislação ambiental, acompanhado de práticas e simulado. Os brigadistas foram avaliados individualmente, a fim de medir a absorção do curso de Brigada de Incêndio Florestal.

O 1º Tenente Gustavo de Lima Marinho Comandante do 6º BEPCIF de Sena Madureira é responsável pela Regional do Purus e Santa Rosa do Purus pertence a essa microrregião. Em virtude ao período de verão que tem maiores focos de queimadas no município de Santa Rosa do Purus o Comandante do 6º BEPCIF enviou os militares para realizar uma capacitação para os funcionários na Prefeitura de Santa Rosa do Purus, a fim de habilitá-los para atuar no combate ao incêndio florestal no município.

O 1º Sargento C. Queiroz Bombeiro Militar destacou que é de grande importância a parceria da Prefeitura de Santa Rosa do Purus com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre vem realizando todos os anos o curso de Brigada de Incêndio florestal. É a terceira vez que é ofertado este curso ao município. Ficamos felizes, pois o município de Santa Rosa do Purus pode contar com o apoio de 19 brigadistas para atuar em alguma eventualidade de um incêndio em vegetação ou possa tomar proporções maiores, eles estão habilitados para executarem o combate ao incêndio e ajudar a população de Santa Rosa do Purus. Em nome do 1º Tenente Gustavo de Lima Marinho Comandante do 6º BEPCIF que proporcionou que este curso pudesse ser cedido a Prefeitura de Santa Rosa do Purus. Ademais, agradecemos ao Prefeito José Altamir Taumaturgo Sá que aceitou a proposta de realizar este curso para os funcionários durante estes quatro dias. Também, agradeço a Márcia Maria Souza da Silva, Secretária Municipal de Planejamento e ao Marlon Lopes Duarte, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil que estiveram nos apoiando com os serviços de logística e todos os materiais que os alunos pudessem realizar a capacitação deste curso. Quem ganha é a população de Santa Rosa Do Purus. Esperamos para que não ocorra nenhuma eventualidade, mas se ocorrer a população pode contar com os novos brigadistas, pois estão habilitados para atuarem em combate a qualquer incêndio. Além disso, também foi cedido a Prefeitura Municipal dez abafadores e quatro bombas costais a Defesa Civil. Reiteramos quanto ao combate ao incêndio florestal, também, temos o apoio do Exército Brasileiro que podem auxiliar caso aconteça alguma eventualidade que seja a proporção maior.