Ações de Prevenção e Orientação na Atenção Primária

Ações de prevenção e orientação na Atenção Primária para os servidores de Saúde de Santa Rosa do Purus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento recebeu na Unidade Básica de Saúde Manduca Kulina (UBS-MK), a equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SESACRE), no dia (13) terça-feira para ações de prevenção, orientação na Atenção Primária para os servidores de saúde do município.

A equipe ficará nesta semana para orientar os servidores de saúde dos Núcleos de Educação em Saúde do município. Essa é uma ação que ajustará os trabalhos de prevenção de saúde na Atenção Primária.

O Departamento de Atenção Primaria de Saúde (DAPS), é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Esta é a segunda vez voltamos ao município de Santa Rosa do Purus, a primeira vez tivemos para executar o núcleo de Educação em Saúde e dialogamos a importância da Atenção Primária para promover saúde de prevenção ao município. Neste segundo momento, a Coordenadora da Academia de Saúde, Ana Maria de Silva Alves, ministrou uma palestra para os servidores de saúde da atenção básica da Academia de Saúde. Dialogamos os trabalhos que vem sendo implementado pela Academia de Saúde e o retorno das atividades pós-pandemia. Ademais, estaremos implantando o guia orientador a COVID-19 voltado para os agente comunitário de saúde (ACS) e enfermeiros, orientando a instrumentalização que eles podem ter nesse momento que estamos atravessando a pandemia. Precisamos seguir todas as normas de segurança de vigilância sanitária conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), dentro das comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas juntamente com os servidores de saúde. Está chegando a saúde do indígena, saúde das populações e prioritárias e vulneráveis que envolve a população LGBTQI+, população negra e ribeirinhas, saúde do idoso. Portanto, estamos minuciosamente orientando os gerentes dos Núcleos da Atenção Primária essa é nossa missão, designada pelo governador Gladson Cameli, por meio da Secretária Estadual de Saúde essa integração que precisa ter entre estado e município para provermos saúde para nossa população, que tanto precisam e principalmente os que se encontram em maiores situações de vulnerabilidades socioeconômicas, destacou o técnico em Educação e Saúde, Eduardo Messias.

Os representantes que constituiu a equipe da SESACRE foram a Coordenadora do Programa da Academia de Saúde, Ana Maria da Silva Alves e o técnico em Educação e Saúde, Eduardo Messias. Na palestra estiveram presentes os servidores de saúde da Unidade Básica de Saúde Mandica Kulina e o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes Penha de Araújo.