Arraiá da Vacinação Contra a COVID-19 e INFLUENZA

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia (16) sexta-feira, a Campanha da Vacinação da COVID-19 e da gripe INFLUENZA (Arraiá da Vacinação). O evento aconteceu em frente da Academia da Saúde, ao ar livre por conta da pandemia, no horário das 08h00 da manhã até às 17h00 da tarde.

A equipe foi constituída por biomédico, fisioterapeuta, odontologistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliares administrativos e apoiadores da Unidade Básica de Saúde Paulo Alcione Marques (UBS-PAM).

Os atendimentos prestados para a população foram: vacinação contra a COVID-19, gripe INFLUENZA e medida antropométrica (peso de índice de massa corporal (IMC), altura: comprimento - para crianças menores de 2 anos e estatura – para crianças maiores de 2 anos, adolescentes e adultos, inclusive gestantes e idosos). “A antropométria não deve ser entendida como simples ação de medir e pesar, mas, sobretudo, como uma atitude de vigilância. Além disso, ter um olhar atento para o estado nutricional, permitindo uma ação precoce, quanto contatada alguma alteração. Não se pode esquecer de que essas medidas irão subsidiar ações voltadas para a promoção e assistência à saúde tanto individual quanto coletivamente”, informações coletadas do Ministério da Saúde - 2004.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento informou que foram vacinadas 52 (cinquenta e duas) pessoas contra a COVID-19, sendo 40 (quarenta) doses únicas e 183 (cento e oitenta e três) pessoas contra a gripe INFLUENZA na campanha da vacinação (Arraiá da Vacinação). Apenas 16 (dezesseis) crianças receberam suplementação de vitamina A.

Desde quando iniciou a vacinação contra a COVID-19. Foram 4129 (quatro mil e cento e vinte e nove) doses aplicadas até o dia 19 de julho. Sendo 2504 (dois mil e quinhentos e quatro) para a primeira dose, 1450 (um mil e quatrocentos e cinquenta) para a segunda dose e 175 (cento e setenta e cinco) doses únicas (incluindo dados da saúde Indígena), e 3368 (três mil e trezentos e sessenta e oito) vacinados contra a gripe INFLUENZA.

A criança ao ser vacinada contra a COVID-19 ou da gripe INFLUENZA recebiam fichas para a pescaria, doce e pipoca nas barraquinhas dos profissionais da saúde.

Era borrifado álcool nas mãos das pessoas presentes por um profissional da saúde.

Venho agradecer e parabenizar a todos os profissionais de saúde que somaram forças para promovermos saúde à população. Pelo empenho, trabalho, carinho e dedicação com a ação do Arraial da Vacinação. Vocês realizaram um trabalho de excelência, deixo toda a minha gratidão, respeito e consideração com todos vocês, destacou Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes Penha de Araújo.

Reiteramos para as pessoas que ainda não compareceram para serem vacinadas contra a COVID-19 e a gripe INFLUENZA que compareçam a Academia da Saúde para serem vacinadas. O atendimento da vacinação está acontecendo de segunda-feira à sexta-feira no horário das 08h00 da manhã até as 17h00 da tarde. A pessoa precisa levar o registro geral (RG), cadastro de pessoa física (CPF) e cartão de vacinação.