A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza orientação do Programa Previne Brasil e calendário anual

A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza orientação do Programa Previne Brasil e apresenta calendário anual das ações de saúde

Orientação do Programa Previne Brasil e apresentação do Calendário Anual de Saúde. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, no dia 27, segunda-feira, realizou uma orientação do Programa Previne Brasil e do planejamento das ações que serão realizadas no ano de 2023.

As orientações foram ministradas pelo Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes de Araújo, o biomédico, Elison de Araújo, a Coordenadora de Atenção Básica, Joice da Costa, e a Assistente Social, Pollyanna Firmino da Costa.

O público alvo foram os profissionais das Unidades Básicas de Saúde Paulo Alcione Marques e Manduca Kulina, visando melhorar o atendimento das equipes e aprimorar o conhecimento relacionado ao programa Previne Brasil.

As principais modalidades de indicadores de saúde do Programa Previne Brasil são: mortalidade – sobrevivência, morbidade, gravidade, incapacidade, nutrição, crescimento e desenvolvimento, aspectos demográficos, condições socioeconômicas, saúde ambiental e serviços de saúde. Dessa forma, é um programa de financiamento da Atenção Básica de Saúde em que o Ministério da Saúde determina alguns indicadores para que seja alimentado o sistema e metas a serem atingidas.

Além disso, foram apresentadas as ações que serão realizadas como: viagem da equipe fluvial, conferência municipal, encontro de gestantes, encontro dos idosos e hiperdia, assim como as campanhas e ações referente a cada mês do ano de 2023.