A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza - fórum e oficina em alusão a Consciência Negra

Jornada de Formação em Gênero e Raça, Almerinda Cunha. Foto: Samuel lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento juntamente com a Associação de Mulheres Negras do Acre e seus apoiadores – Negritude, na segunda e terça-feira, 28 e 29, realizou um fórum e uma oficina em alusão a Consciência Negra com o tema: Jornada de Formação em Gênero e Raça.

A oficina foi ministrada pela coordenadora administrativa da Associação de mulheres negras do Acre, Almerinda Cunha e a secretaria executiva financeira, Amine Carvalho.

Na palestra foram abordados os conceitos, causas e consequências da violência contra a mulher, da sociedade patriarcal, do genocídio da população negra, do feminicídio, do racismo estrutural, do racismo institucional e da exclusão social.

Na ocasião foi entregue o Manifesto ao Combate ao Feminicídio e ao Racismo, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei Maria da Penha para o prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá e a vereadora Marlene Kainawá.

O principal público alcançado foram os representantes das repartições públicas como: poder executivo, legislativo, gestores escolares, docentes e alunos, a fim de multiplicar os conhecimentos e reflexões em seus locais de trabalhos.

Dessa maneira, investir na formação para desconstruir teorias e conceitos que segregam, excluem e matam mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, pois essas são ideias cristalizadas, oriundas da sociedade escravocrata, patriarcal, heterocisnormativa, discriminatória e intolerante com a diversidade.

No final do evento foi realizada uma dinâmica entre os grupos através de perguntas reflexivas sobre a temática abordada, recitação de poemas e parodias.