A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares

Cerimônia da Posse dos Conselheiros Tutelares. Foto: Cedida/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus na manhã do dia, 10, quarta-feira, realizou a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar, eleitos no Processo de Escolha Unificado para o quadriênio de 2024/2028. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal.

A escolha de novos membros para compor o Conselho Tutelar tem como objetivo eleger de forma democrática os responsáveis que atenderão, ampararão e protegerão as crianças e adolescentes no que tange ao intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.

Dispositivo de honra das autoridades. Foto: Cedida/ASCOM.

O chefe de gabinete, Pablo da Silva Sá, agradeceu a todos que já atuaram no mandato anterior, pelo empenho e dedicação voltada as crianças e adolescentes do município, também, deu boas-vindas aos novos integrantes, onde estarão juntos, desempenhando um trabalho pacífico de auxílio às famílias. Sá destacou que “os conselheiros tutelares devem trabalhar de forma preventiva, pois é muito importante que façam programas nas escolas com jovens e adolescentes, com o objetivo de sanar as adversidades futuras. Finalizando, ressaltou, que vai trabalhar para a construção da sede desse órgão, levando, em conta o bem-estar da população.”

A assessora da Secretaria de Assistência Social, Jocasta Carvalho, parabenizou aos eleitos e desejou que realizassem um bom trabalho no amparo das crianças e adolescentes.

O secretário de educação, Francileudo Silva D´Avila, destacou "a importância de o Conselho Tutelar trabalhar nas escolas de forma relevante e atuante."

O representante da Polícia Militar, Rogério Albuquerque de Lima, enfatizou que “o Conselho Tutelar e de grande importância para o município, pois sem eles, as crianças e adolescentes não teríamos os direitos garantidos.”

Na solenidade o Secretário Municipal de Administração, Efraim Costa, leu o Decreto nº 02, de 10 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a nomeação dos conselheiros tutelares de Santa Rosa do Purus.

Em suas palavras o secretário de administração, Efraim Costa, destacou “a parceria da prefeitura com o Conselho Tutelar, e desejou um bom trabalho aos conselheiros e suplentes na atuação de proteção e amparo que as crianças e adolescentes necessitam.”

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do adolescente, Elizandra Moura, ressaltou que, “ser conselheiro é uma tarefa árdua, mas gratificante ao mesmo tempo, pois os conselheiros tem um papel fundamental na construção de direitos e valores da sociedade. Também, este é um trabalho harmônico que exige o bom relacionando de toda equipe, com a rede assistencial, que envolve as três esferas de Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, trabalhando em prol da garantia e direitos das crianças e adolescentes. Então, que vocês possam juntos trabalhar para assegurar os direitos desses pequeninos visando um futuro melhor. Por fim, reúnam as habilidades necessárias para trabalhar com as demandas que hoje os representam, atuando, dessa forma, com competência e eficácia garantindo os direitos das nossas crianças e adolescentes do nosso município."

A conselheira tutelar, Dayane de Melo, agradeceu a todos que depositaram o voto de confiança nela mais uma vez, e frisou que estar no seu terceiro mandato e reconhece o quanto as crianças são indefesas, podendo sofrer nas mãos de pessoas que não tem Deus no coração. “Quero poder fazer valer a lei, protegê-las, cuidar para que a infância seja repleta de alegrias e sonhos. Farei o que estiver ao meu alcance para que cada criança possa ser feliz e que não perca seu brilho devido a maldade que infelizmente toma conta de alguns seres humanos. Juntos com meus colegas vamos trabalhar, proteger, defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes, finalizando agradeceu todos que ali estavam presentes.”

Encerrando a cerimônia, a conselheira tutelar, Silvia Barros da Silva, iniciou o juramento de posse pelos Conselheiros Tutelares, e em seguida, a presidente do CMDCA, Elizandra Moura e o vice-presidente, Efraim da Costa, efetuou a entrega do Certificado de Diplomação, bem como a assinatura do Termo de Posse.

Foram eleitos cinco (5) conselheiros titulares e quatro (4) suplentes. Veja as fotos!

Conselheiros Titulares

Adriano da Silva