A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza a 3º Conferência Municipal de Cultura

3º Conferência Municipal de Cultura - Democracia e Direito à Cultura. Foto: Cedida/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento, Cultura e Desporto em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour, nesta quinta-feira, 23, realizaram a 3° Conferência Municipal de Cultura, com o seguinte tema - "Democracia e Direito à Cultura” - o evento aconteceu na Câmara Municipal.

A atividade contou com a presença do chefe de gabinete do prefeito de Santa Rosa do Purus, Pablo Sá, do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Purus, Denis Kaxinawá, da secretária Municipal de Planejamento, Yasmin Diniz, do secretário Municipal de Cultura e Desporto, Marcondes da Silva, do secretário Municipal Indígina, Edileuso Kaxinawá, dos vereadores, Euricelio Lima, Áureo Célio Kaxinawá, Marlene Kaxinawá, além de assessores municipais e a sociedade civil.

Vale ressaltar, para que a conferência municipal acontecesse a equipe do prefeito não mediram esforços, sendo na pessoa da secretária Municipal de Planejamento, Yasmin Diniz, o chefe de gabinete, Pablo Sá e o secretário de Cultura e Desporto, Marcondes Silva juntamente com sua equipe estiveram empenhados nos preparativos, assim como trouxeram o assessor de Cultura da Fundação Elias Mansour, Osmarildo Barbosa, a fim de mediar do evento.

Nesse contexto, espaços como esses, tem o intuito de discutir as políticas culturais do município e celebrar a arte. Nesse sentido, caracterizando como espaço público de debates, sendo um mecanismo institucional de diálogo com os artistas, produtores culturais e fazedores de cultura do município.

O assessor de cultura da FEM, explicou que "a conferência municipal é a instância de participação, deliberação, proposição da sociedade na construção e avaliação da política pública de cultura nas esferas municipais, estaduais e federal". Foto: Cedida/ASCOM.

"A conferência municipal é a instância de participação, deliberação, proposição da sociedade na construção e avaliação da política pública de cultura nas esferas municipais, estaduais e federal, e tem por finalidade principal avaliar as metas do plano nacional de cultura, bem como, colher novas propostas para sua melhoria para fomentar a cultura nos diversos estados e municípios da federação", explicou o assessor de cultural da FEM, Osmarildo Nogueira Barbosa.

No evento foram discutidos sobre seis eixos temáticos culturais que são:

Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;

Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.

No final foram divididos os grupos que elaboraram propostas para cada um dos eixos temáticos. Ademais, foi realizado a votação das propostas e a eleição dos Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura.

Redação: Samuel Lima - Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus.

Foto: cedidas.