A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza a 10º Conferência de Assistência Social

10º Conferência de Assistência Social. Foto: Cedida/ASCOM.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia, 15, terça-feira, a 10º Conferência Municipal de Assistência Social em Santa Rosa do Purus na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari. O tema central em discursão na Conferência foi a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.”

O objetivo principal da conferência é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

As conferências municipais é um espaço democrático em que a sociedade civil tem um papel fundamental para debater assuntos de grande relevância para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social. Dessa forma, é nesses eventos que são levantadas propostas que visam a melhoria do SUAS.

Foram discutidos cincos eixos na Conferência. O primeiro eixo tratou do financiamento: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país. O segundo eixo o controle social: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas. O terceiro eixo, articulações entre os segmentos: como potencializar a participação social no SUAS? O quarto eixo, serviços, programas e projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e o quinto eixo benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

A atividade contou com a presença do prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá, o presidente da Câmara Municipal, Denis Kaxinawá, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Meres Sá, e outros órgãos representantes como: o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenadora da Mulher, a Coordenadoria do Idoso, Autoridades Estaduais, Poder Legislativo e Secretarias Municipais (Educação e Saúde).

Redação: Samuel Lima - Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus.