A Prefeitura de Santa Rosa do Purus planeja ação para Estratégia de Vacinação

SEMSA, SESACRE e Ministério da Saúde. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, no dia 02, terça-feira, recebeu a equipe do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Estado do Acre (SESACRE), na Câmara Municipal para traçarem o plano de execução da Estratégia de Vacinação, assim como atualizar a caderneta de vacinação da população que vive em região de fronteira entre Brasil e Peru.

A ação contemplará doses das vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pólio, febre amarela, covid-19 e influenza, isso em 33 municípios brasileiros, localizados em 10 estados: Acre (4 municípios), Amapá (1), Amazonas (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (7), Paraná (4), Rio Grande do Sul (11), Rondônia (1), Roraima (2) e Santa Catarina (1). A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal dos moradores dessas cidades.

Equipe do Ministério da Saúde. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

Em uma reunião precursora, marcada pelas orientações, alinhamento e pactuações da equipe do Ministério da Saúde, prestigiaram o Secretario Municipal de Saúde e Saneamento de Santa Rosa do Purus Alancardes de Araújo, Luciana Nascimento do Programa Nacional de Imunização, João Félix da Secretaria de Atenção Primária da Saúde, Wanklykon Moura da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Renata Quiles - Coordenadora Estadual de Imunização, Nara Oliveira – Secretária Executiva do COSEMS, Aquiles Ricopa Sajami – Coordenador de Imunização do Centro de Saúde do Peru, além de enfermeiros, assessores municipais e equipe de apoio.

As ações serão conduzidas pela coordenação de imunização municipal com o apoio da coordenação de imunização estadual, e articulações entre as secretarias municipais envolvidas conforme com as pactuações realizadas durante a reunião precursora. Dessa forma, a intensificação vacinal está prevista para os dias 12 ao dia 21 de setembro de 2022, e o dia "D" em 17 de setembro.

O país que faz fronteira com Santa Rosa do Purus, isto é, o Peru, foi convidado a aderir ao plano de vacinação. Além disso, os municípios que fazem fronteiras com os 33 municípios brasileiros selecionados. Por isso, cidades estrangeiras também serão comtemplados com a ação, a fim de realizar o controle vacinal e prevenir doenças.

A Estratégia de Vacinação nas fronteiras vai até 10 de novembro e pretende melhorar a cobertura vacinal nas cidades fronteiriças e, com isso, evitar novos casos ou a reintrodução de doenças imunopreveníveis no Brasil e nas cidades fronteiriças. Dos 33 municípios incluídos no programa, 12% atingiram a meta de cobertura vacinal com pólio e tríplice viral e 6% para a febre amarela.