• Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Atualizado: 9 de jul. de 2021

A prefeitura de Santa Rosa do Purus faz entrega dos banheiros e filtro de barro para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, nesta quarta-feira, dia (19) de maio de 2021, fez a entrega de seis (06) banheiros e seis (06) filtros de barro para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e saneamento básico. A construção dos demais banheiros continuará, ao todo são trinta (30) banheiros. Essa é uma obra realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e Governo do Estado do Acre.

Os recursos liberado para o projeto da construção de banheiros e filtro de barro, provêm do Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Saúde (FUNASA), e de emendas parlamentares do Senador Sérgio Petecão, Deputado Federal Flavio Melo e Senador Gladson Cameli na época em que os convênios foram aprovados.

Ainda hoje no Brasil existem muitas famílias que vivem em situações precárias e sem saneamento básico. Diante disso, foram identificadas por meio da equipe da Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e Assistência Social que fizeram o levantamento de trinta (30) famílias, o critério escolhido é que se encontre em maiores situações de vulnerabilidade socioeconômica no município. Para cada convênio foi liberado recursos para a construção de dez (10) banheiros e um (01) filtro de barro para cada família. As famílias escolhidas são divididas nas seguintes ruas: Djalma Batista do Nascimento, Coronel José Ferreira – Cidade Nova, Antônio Mendes – Centro e a Rua da Cerâmica foram dez (10) banheiros e dez (10) filtros de barro para cada família no município.

Para minimizar os impactos ambientais a equipe técnica de engenharia escolheu as fossas sépticas para recolhimento dos desejos na construção dos banheiros. É um sistema de tratamento de esgoto sanitário, é uma unidade que atua química e fisicamente nos dejetos. É mais utilizada na zona rural (por não ter tratamento de esgoto), a fossa séptica atua na filtragem da água que vem das tubulações dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo impacto ambiental.

Com a construção dos banheiros e a entrega dos filtros de barro as famílias poderão tratar a sua água e terão melhor qualidade ao saneamento básico que é um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida.

O chefe do poder executivo tem enfrentado todos os obstáculos e lutado para que aja melhoria no saneamento básico para o município de Santa Rosa do Purus.