A prefeitura de Santa Rosa do Purus entrega ajuda humanitária para comunidades indígenas e ribeirinhas afetadas pela seca

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, no período de 04 a 09, domingo a sexta-feira, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Governo do Acre e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, está executando a entrega de 700 cestas básicas para indígenas e ribeirinhos que foram afetados pela seca.

Entrega da Ajuda Humanitária na Aldeia Maronawá. Foto: Cedida/ASCOM.

Em primeiro momento, 400 cestas básicas estão sendo distribuídas para as comunidades indígenas e ribeirinhas da Zona Rural, e posteriormente mais 300 cestas básicas serão entregues para as comunidades da Zona Urbana, sendo elas os ramais.

A ação, é parte da ajuda humanitária às famílias em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas pelo baixo índice pluviométrico, sendo inferior à média no primeiro semestre de2023, ocasionando, dessa forma, uma extrema seca e deixando essas comunidades com diversos problemas de abastecimento e outros insumos.

A equipe da prefeitura de Santa Rosa do Purus segue uma extensa agenda para cumprir com as entregas das cestas básicas, com o objetivo de atender as comunidades que foram contempladas com os insumos.

Comunidade Boa União, Fonte de Água, Ipiranga Novo, Ipiranga Velho, Nova Vida, Povi, Santa Helena Nova, São Sebastião.

Aldeia 6 de Julho, Beija Flor, Boca do Chandler, Carolina, Lago Novo, Maronawá, Nova Aliança, Nova Canaã, Nova Esperança, Nova Família, Nova Fortaleza, Nova Fronteira, Nova Liberdade, Nova Moema, Nova Tucandeira, Nova Vista Alegre, Novo Nazaré, Novo Recreio, Parada Sobral, Paxiuba, Prainha, Canamari, Santo Antônio, Sobral,Sobral.

Colônia 4 de Abril, 6 de Julho, Altamira, Aprecida, Balbino, Bela Rosa, Boa União, Castanheira, Mamuriá, Marinho, Moacir, Nossa Senhora Aparecida, Novo Lugar,

Quero Vê, Rei da Floresta, Santa Helena Velha, Santa Luzia, São Francisco, São Sebastião, Terra Alta, Terra Nova, Três irmãos, Triunfo, União, Verde Vale e o Seringal Cruzeiro.

Vale ressaltar, que para as cestas básicas chegarem até ao município, a logística de envio foi viabilizada pelo Departamento Nacional de Estradas Rodagem (DERACRE) e contou com o apoio do Exército Brasileiro.

Redação: Samuel Lima

Fotos: Cedidas/ASCOM.