A prefeitura de Santa Rosa do Purus em parceria com a SEASDHM realiza capacitação de apoio técnico

Vice-prefeito, Valdir Kaxinawá, Secretária de Assistência Social e Secretário de Administração e a equipe da SEASDHM. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu no dia 07, segunda-feira, a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM).

O objetivo da vinda da equipe foi cumprir uma agenda de trabalho intersetorial entre os Serviços e Atendimentos da Proteção Social Básica e Especial, assim como ministrar uma capacitação sobre os programas PAIF, PAEFI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Auxílio Brasil e Cadastro Único. Nesse sentido, esses são os serviços executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS, exceto o programa PAEFI.

Ademais, foi conversado com a gestão sobre a importância e a necessidade da implantação de uma equipe de referência para o atendimento das questões pertinentes as violações de direitos. Dessa forma, faz-se necessário uma equipe de proteção social especial, pois segundo a política de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) devem ser realizadas pelos CREAS, mas na ausência dessa unidade, como é o caso do município, as demandas acabam sobrecarregando a equipe do CRAS, fragilizando, com isso o serviço ofertado a população.

As integrantes que compuseram a equipe foram: Lififia Neves Lima - Chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Ana Rosa Garcia Pinto - Chefe da Divisão de Média Complexidade, Marcela Rocha da Silva - Chefe de Divisão de Programas e Benefícios e Silvia Maria Pedrosa - técnica do Auxílio Brasil.