A prefeitura de Santa Rosa do Purus e SESACRE realizam oficina em saúde mental

Oficina de Fortalecimento ao cuidado em Saúde Mental. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, na sexta-feira, 25, recebeu na Câmara Municipal a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Acre para ministrar uma oficina de fortalecimento ao cuidado em saúde mental.

A oficina foi ministrada pela psicóloga do hospital de urgência e emergência de Rio Branco, Josiane Furtado, a coordenadora do programa saúde na escola da SESACRE, Ariane Farias e o gestor de saúde indígena da SESACRE, Vaderson Brito.

A oficina de fortalecimento intersetorial do cuidado em saúde mental visa trazer informações, fomentar as potencialidades e ajustar as fragilidades a respeito da saúde mental da população do município de Santa Rosa do Purus, assim como buscar o fortalecimento no cuidado em saúde mental a partir do PlanificaSUS.

No município de Santa Rosa do Purus vivem três etnias indígenas e sua população chega a 70% da população geral. Nesse sentido, segundo os dados dos últimos anos do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena o índice de suicídio aumentou expressivamente. Por isso, faz-se necessário trazer a debate assuntos específicos sobre a saúde mental da população indígena, além da elaboração de propostas para atuação efetiva junto a essa população a partir das experiências e das lideranças locais com atuação interinstitucional.

No final da oficina trazemos a proposta de elaboração de um plano de trabalho para apoio aos profissionais e fortalecimentos dos serviços.