A prefeitura de Santa Rosa do Purus e SESACRE realizam capacitação para profissionais de saúde

Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde no período de 24 a 30 de agosto, quarta a terça-feira, realizaram uma capacitação em vigilância do óbito, infantil, materno, fetais e por causa mal definida aos profissionais das unidades básicas de saúde.

A ação faz parte da programação anual da Diretoria de vigilância em saúde/Divisão de vigilância epidemiológica. Dessa forma, o objetivo é atualizar os profissionais de saúde do município qualificando-os para um melhor atendimento aos usuários do SUS.

A capacitação foi ministrada aos profissionais de saúde no âmbito da Atenção primária, vigilância epidemiológica, saúde indígena e cartório, ou seja, ACS, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e microscópica.

Foto: Samuel Lima/ASCOM.

Foram abordados na capacitação os temas como: síndrome de microcefalia causada pelo vírus zika, diagnóstico, tratamento e manejo clínico da tuberculose, prova de tuberculínico e busca ativa de casos suspeitos de hanseníase. Ademais, a assessoria técnica em relação ao sistema de informação do município orientou na atualização dos bancos de dados.

Também, foi realizada investigação de óbito em aldeias indígenas, assim como o exame de tuberculínico (PPD) em ACS, enfermeiros e da saúde indígena do município. Dessa maneira, o PPD serve para o diagnóstico da infecção latente pelo vírus da tuberculose, isso deve ser feito antes que o indivíduo apresente qualquer sintoma, podendo, com isso ser tratado por menos tempo.

A equipe técnica da SESACRE foi constituída por: uma técnica da hanseníase - Recleide Darub, Elcenira Farias área técnica da Tuberculose, Renner Luciana da investigação de óbito e microcefalia e do Laboratório Central de Saúde Pública - Bete Alicia Laboratório.