top of page
  • Foto do escritorSamuel Lima

A prefeitura de Santa Rosa do Purus e SESACRE promovem Ação Itinerante médica especializada

Atualizado: 1 de set. de 2022


Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde nos dias 19 e 20 de agosto, realizaram uma Ação Itinerante com diversos atendimentos médicos.

O objetivo da ação foi para promover a saúde e atendimentos médicos especializados, sendo que em Santa Rosa do Purus, município isolado do Acre, não existe especialista na área médica dos que foram ofertados à população.

A ação proporcionou atendimentos médicos em: ortopedia, ginecologia/obstetrícia, pediatria, gastroenterologia, infectologista e clinico geral. Além de exames laboratoriais e exames de apoio, como: ultrassonografia (pélvica, próstata, mama, tireoide, obstétrica, transvaginal, abdominal total), endoscopia digestiva alta e elastografia hepática, atendimento em odontologia especializada (endodontia), dentre outros serviços.

Tal evento veio para proporcionar maior acesso aos serviços médicos, a fim de trazer diagnóstico precoce para solucionar as patologias e contribuir com a saúde local. Nesse contexto, o município de Santa Rosa do Purus é um dos quatro municípios isolados do Estado do Acre, assim carecendo de grande investimento na área da saúde e de que profissionais médicos especialistas venham ao município para atender as demandas médicas que ainda na cidade não existe.

Infectologista Dra. Cirley Lobato. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

"O exame de elastografia hepática diagnostica o grau de fibrose do fígado que vai de F0, isto é, sem nenhuma fibrose até F4 que seria uma cirrose. Antigamente os pacientes tinham que se descolar até a cidade de Rio Branco para fazer a biopse de fígado, ou seja, um exame invasivo com riscos de complicações e hoje através desse aparelho que é cedido pela a Sociedade Brasileira de Hepatologia para fazer esse trabalho itinerante nos municípios dos estados, conseguimos realizar em questão de minutos. Dessa maneira, é um exame não evasivo que mostra através das imagens a situação de como está o fígado do paciente e o resultado sai em apenas dois minutos, também, é exame preciso e que descarta a questão de fibrose ou se o paciente apresenta cirrose", ressaltou a infectologista Dra. Cirley Lobato.

Mais de 800 pessoas receberam atendimento na ação itinerante especializada: (92) ortopedia, (64) ginecologia/obstetrícia, (91) pediatria, (33) gastroenterologia, (22) infectologista e (92) clínico geral. Além de exames laboratoriais e exames de apoio, como: (106) ultrassonografia no geral (pélvica, próstata, mama, tireoide, obstétrica, transvaginal, abdominal total), (33) endoscopia digestiva alta e (19) elastografia hepática, (43) odontologia especializada (endodontia), (26) raios x facial, (13) exames do preventivo do câncer do colo uterino, (300) atendimentos em enfermagem, (17) atendimento do serviço social e (188) receitas dispensadas.

"Mais uma vez estamos trazendo a ação itinerante médica especializada da SESACRE em nosso município para atender os gargalos na área da saúde, dessa forma, esse é o mínimo que podemos fazer pela nossa população, pois nosso município, assim como qualquer outro precisa dignificar a seus moradores, cumprindo, com isso, com promoção e prevenção a saúde das pessoas", destacou o prefeito, José Altamir Sá.

A ação envolveu toda a equipe da Unidade Básica de Saúde Paulo Alcione Marques e a Unidade Básica de Saúde Manduca Kulina, médicos, biomédicos, dentistas, enfermeiros, assistência social, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.


0 comentário
bottom of page