A Prefeitura de Santa Rosa do Purus celebra o Dia dos Povos Indígenas com uma grande festa cultural

Atualizado: 22 de abr. de 2022

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, nesta manhã de terça-feira, 19, por meio da Secretaria Municipal Indígena promoveu uma caminhada e uma grande festa cultural dos povos originários do Brasil. O ato aconteceu em alusão ao Dia do Indígena e reforçou a luta que esses povos vêm travando desde o descobrimento da nação brasileira.

Os indígenas saíram de frente do Palácio dos Povos Indígenas, isto é, marcharam pelas ruas Profiro de Moura e Coronel José Ferreira. A caminhada encerrou no Ginásio Poliesportivo Ronald de Moura com danças típicas e muita cantoria na língua kaxinawá. Por outro lado, é típico que as festas culturais durem muitas horas de apresentação.

O município é um dos quatro isolados do Acre. Cerca de 70% da população são indígenas das seguintes etnias: kulina, Jaminawá e Kaxinawá. Na cidade maior parte pertence à etnia Kaxinawá. O prefeito da cidade, Tamir Sá, não é indígena, mas o seu vice, Valdir Genésio Kaxinawá, representa toda a população nativa.

Os indígenas envolveram o prefeito, Tamir Sá e as autoridades em uma roda de dança, onde todos puderam ter o privilégio de participar da programação dirigida pela liderança dos povos nativos.

Sem dúvida a gestão tem grande apoio das etnias, ou seja, o prefeito não nega que sua gestão vive sob forte influência dos caciques da região. Nos últimos anos, Tamir estreitou ainda mais essa relação, levando em conta, sobretudo, o fato de seu vice ser originário da etnia kaxinawá. Além de danças e apresentações todos participaram de um grande churrasco.