2º Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Santa Rosa do Purus

Atualizado: 20 de mai. de 2022

2º Conferência municipal de Promoção da Igualdade Racial em Santa Rosa do Purus. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta quarta-feira (18), a 2º Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Santa Rosa do Purus na escola Estadual Padre Paulino Maria Baldassari. O tema central que foi discutido na conferência: “Enfrentamento ao Racismo e outras formas correlatas de discriminação Étnico-raciais e Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de todos nós”.

A conferência municipal teve inicio com a formação da mesa de autoridades seguida da leitura do regimento interno.

A conferência municipal é um espaço institucional de participação e deliberação acerca das diretrizes gerais de uma determinada política pública que se constituíram em conquistas sociais, decorrentes do processo de redemocratização do Brasil, no pós Ditadura Militar, em meio a busca pela reestruturação social, de olhar inclusivo, com vistas a introdução da Garantia de Direitos, aos setores, historicamente, aliados.

Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

Ademais, surgiram por sustentação constitucional, as leis específicas sob a ótica conceitual das políticas públicas, como uma outra vertente e instrumento regulatório, para elaboração e implementação das políticas de direitos. Nesse sentido, os grupos se reuniram e debateram as propostas para serem incluída no plano municipal.

Dessa forma, as conferências surgem como um espaço democrático que pretende aperfeiçoar no âmbito das funções a estrutura e financiamento estatal, as demandas coletadas com a autoridade da população.

A etnia Kaxinawá realizou uma apresentação cultural em sua língua. Assim como, foi realizada a votação dos delegados e suplentes que representarão o município no âmbito estadual e federal.

Apresentação dos Indígenas da Etnia Kaxinawá. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.
Mesa das autoridades. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.
José Altamir Sá - prefeito de Santa Rosa do Purus. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.