• Samuel Lima

SESACRE realiza capacitação para fortalecer a participação do homem no pré-natal no município


A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SEMSA), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESACRE), realizou de 09 a 11, segunda a quarta-feira, mais uma oficina de capacitação da estratégia do pré-natal do parceiro para os profissionais de saúde das unidades básicas. Desta vez a localidade escolhida para receber a equipe do órgão foi Santa Rosa do Purus, um dos quatro municípios acreanos de difícil acesso. O evento aconteceu na sala de sessões Edmundo Pinto de Almeida Neto na Câmara dos Vereadores.

A capacitação foi destinada para aos coordenadores da Saúde do Homem e da Atenção Primaria, por exemplo, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Os temas abordados foram: princípios, diretrizes e orientações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e da Estratégia de Pré‐natal do Pai/Parceiro (EPNP), assim como o pré-natal da gestante na Atenção Primaria e redução da gravidez na adolescência, visando estratégias para garantir o registro de consultas de pré‐natal do pai/parceiro no E‐SUS, assim como para reduzir a gravidez precoce.

"À tarde, realizamos uma visita nas Unidades Básicas, assim como na unidade Mista de Saúde de Santa Rosa do Purus, com intuito de finalizar o Plano de Metas e Ação (PMA), para que as unidades sejam habilitadas a receber o Incentivo a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI), isto é, um recurso federal destinado às unidades para adaptações e melhorias no atendimento ao paciente indígena. Dessa maneira, esse plano está sendo concluído e pretendemos habilitar as unidades para começarem a capitar esse recurso ainda nesse primeiro semestre, destacou o Gestor de Saúde indígena pela SESACRE, Vanderson Brito."

Na oportunidade, foi realizada a entrega dos kits das parteiras tradicionais e indígenas. E em outro momento, a intenção é realizar uma capacitação para as parteiras do município sobre os cuidados durante a gestação e do parto, a fim de contribuir com o conhecimento.

"O nosso objetivo aqui em Santa Rosa do Purus foi somar conhecimento, pois ele é realizado numa via de mão dupla, porque na medida em que ensinamos, também aprendemos com as experiências do povo local. Decerto, estamos voltando para Rio Branco com uma nova bagagem de campo. Isso é muito importante, porque acredito que como gestão não temos que está só dentro de uma sala com ar-condicionado. De outra forma, essa uma das maneiras de ajudarmos os municípios e a população, ou seja, a nossa intensão é passar as informações e conhecer a realidade. Dessa maneira, aplicaremos as políticas adequando com a realidade dos municípios, ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Saúde do Homem, Isabela Araújo."

Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

Essa é uma agenda realizada junto ao município e a união para fortalecer os laços e as relações interfederativas, como exemplo, município, estado e união, a fim de estarem alinhados no processo de construção da saúde pública.

Esteve presente o Prefeito Municipal em exercício, Valdir Kaxinawá, Alarcardes de Araújo - Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Ítalo Dutra – Coordenador do Polo Base de Saúde Indígena de Santa Rosa do Purus, Isabela Araújo - Coordenadora do Núcleo de Saúde do Homem, Joelma Nogueira - Coordenadora do Núcleo de Adolescentes, Vanderson Brito - Gestor de Saúde indígena pela SESACRE e Viviane Ponce – técnica do Núcleo de Saúde da Mulher.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo