Prefeitura e Governo iniciam tratativas para a implantação da equipe de Proteção Social Especial (PSE) em Santa Rosa do Purus
- Assessoria de Imprensa
- 16 de jun.
- 1 min de leitura

Assessoria
A prefeitura de Santa Rosa do Purus por meio da secretaria municipal de assistência social, e o Governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) deram início as tratativas para a implantação da equipe de Proteção Social Especial (PSE) no município.
A iniciativa foi debatida durante uma reunião que contou com a presença do prefeito Tamir Sá, da primeira-dama e secretária de assistência social, Meire Sá, do Chefe do Departamento de Proteção Social, Cristian Souza, da Chefe de Assessoria de Indigenismo e Comunidades Tradicionais, Andréia Guedes, e da técnica de referência do fundo estadual de assistência social, Rachel Cálid.
Durante o encontro, foram destacados os crescentes desafios enfrentados pelas famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade extrema no município, incluindo casos de violação de direitos, como violência doméstica, abuso sexual, negligência, trabalho infantil, exploração e abandono de pessoas idosas e com deficiência.
O prefeito Tamir Sá demonstrou sensibilidade diante da pauta e sinalizou o interesse em avançar com a implantação do serviço, contratando um técnico de referência para a PSE de acordo com a realidade apresentada. “A nossa gestão está aberta ao diálogo técnico e à cooperação com o Estado para fortalecer a rede de proteção local”, disse o prefeito.
A equipe estadual se comprometeu a apoiar com capacitações, orientações técnicas. “A Proteção Social Especial não deve ser vista como um gasto, mas como um investimento na dignidade humana, no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de violações de direitos”, afirmou Cristian Souza.
Comments