• Samuel Lima

Pela segunda vez Santa Rosa do Purus recebe o promotor de justiça, Dr. Thalles Costa, do MPAC

Atualizado: 21 de mai.


Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no período de 16 à 20 de maio, segunda a sexta-feira, recebeu pela segunda vez o promotor de Justiça do Ministério Público (MPAC), Dr. Thalles Ferreira Costa, em Santa Rosa do Purus.

Nesse contexto, é um marco histórico para o município receber um promotor de justiça do estado do Acre pela sua segunda vez no primeiro semestre do ano, tendo em vista que Santa Rosa do Purus é um dos quatro municípios isolados do estado, de difícil acesso e uma cidade de fronteira. Contudo, ainda existe uma dependência e vinculação à Promotoria de Manoel Urbano e nem sempre é possível que um promotor de justiça esteja todos os meses no município.

O Ministério Público do Estado do Acre, nesse curto espaço de tempo esteve em Santa Rosa do Purus com uma intensa agenda de atendimento, palestras, seminários, visitas, assim como oitiva de procedimentos administrativos instaurados no órgão.

Costa é um promotor singular e deixou a sua marca no município, pois busca conhecer a realidade in loco da comunidade, ou seja, de maneira prática procura minimizar os direitos que são violados pela a desigualdade social.

Foram realizadas, em quase todos os dias, visitas as famílias que se encontram em maior estado de vulnerabilidade socioeconômica, com o intuito orientar a respeito da prevenção da violência contra a mulher, da criança e do adolescente, pois é certo que a ponta desse iceberg acarreta vários problemas sociais como à violência no lar. Dessa maneira, discutir essa temática é uma proposta e uma causa do Ministério Público, por exemplo, temáticas de direitos humanos, como: trabalho escravo, a tortura, injustiças relacionadas à aplicação das leis e a falta de liberdade de expressão, dentre outras. Logo, a demanda da população foi ouvida, repassando, com isso, as informações no que tange a prevenção da violência contra a mulher.

Ademais, foi realizada uma reunião com os agentes comunitários de saúde, onde houve orientação, para que esses profissionais façam as visitas, tenham o cuidado e o zelo no atendimento prestado à população, assim como cumprir com o dever de relatar as atividades das visitas. Comprovando, dessa forma, a sua produtividade, por meio do sistema do governo federal de modo a deixar que o plano do projeto dos ACS seja de fato cumprido.

Além disso, Costa participou de algumas agendas, principalmente na prefeitura, na Secretaria de Assistência Social, escolas municipais e no Conselho Tutelar realizando diversos atendimentos aos cidadãos. Dessa maneira, o prefeito José Altamir Sá, “agradeceu pelo excelente serviço prestado a população de Santa Rosa do Purus.”

Câmara Legislativa. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

Do mesmo modo o secretariado do poder executivo recebeu na manhã de quinta-feira, 19, na sala de sessões, Edmundo Pinto de Almeida Neto, Câmara dos Vereadores, um seminário sobre: As boas práticas da gestão pública. Esse seminário foi de suma importância e de grande relevância, pois os princípios fundamentais da administração foram relembrados a gestão municipal.

Secretários(a) do poder executivo. Foto: Samuel Lima/ASSCOM.

“É um prazer imenso do Ministério Público está em Santa Rosa do Purus, colocando-se a disposição, visando construir um diálogo propositivo com a administração pública, assim como se aproximar do cidadão e poder ouvir as suas demandas. Queremos, com isso, participar das soluções e levar essas necessidades até a casa legislativa e executiva para que os cidadãos santarosenses tenham acesso a uma melhor qualidade de vida e ao serviço público que é prestado, como também, acesso ao Ministério Público. Dessa forma, o MPAC possa cumprir com eficiência e com zelo a função condicional que foi emposta, afirmou o promotor, Thalles Costa.”


0 comentário