• Samuel Lima

O CRAS realiza o Arraial para Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

Atualizado: Ago 17


A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) nesta quinta-feira (12), realizou o arraial para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).


O Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é voltado para grupos de crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.


O Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade. Dentre essas atividades o SCFV local tem desenvolvido atividades recreativas, roda de dança, comidas típicas do milho, plantio e desenvolvimento do milho.


É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.


O arraial para as crianças foi provido pela Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social no Salão Paroquial Santa Rosa com brincadeiras, comidas típicas de festa junina e apresentação de uma dança pelas crianças para desenvolver a valorização dos produtos do milho do município, o respeito mútuo e conhecimento sobre a festa junina, tradicional festividade cultural presente em nosso país.

Quando iniciamos o acompanhamento com as crianças do SCFV observamos mudança de comportamento, interesse pelas atividades desenvolvidas pelo sistema, interatividade social, além disso, procuramos conquistar aos poucos a confiança das de cada criança que participa do nosso programa, a fim de ajudá-las com problemas sociais e psíquicos. Destacou, a orientadora do SCFV Maidane Nascimento da Costa.

O SCFV o principal objetivo é de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.


O arraial para as crianças ganhou a participação da primeira-dama Maria Meres Vaz da Silva, também Secretária de Assistência Social, Presidente da Câmara Municipal, Denis Augusto Kazinawá, Polícia Militar, Tenente J Martins, Secretário de Agricultura, Jorge Sales de Carvalho, Coordenadora do CRAS, Luzia Moura Lustanardes, Presidente do CMDCA, Elizandra Lima dos Santos, e Coordenadora da Secretaria da Mulher, Osmarina Nonato Lopes Kaxinawá.


Galeria de Fotos


0 comentário