• Samuel Lima

Inauguração da Unidade de Saúde Manduca kulina em Santa Rosa do Purus

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento realizou, na manhã desta terça-feira (20), a cerimônia da inauguração da Unidade Básica de Saúde Manduca Kulina (UBS), localizada no bairro da Cohab.


A Unidade Básica de Saúde recebeu o nome de Manduca kulina. Homenagem a um guerreiro da etnia Kulina que faleceu lutando pelas causas da demarcação das Terras Indígenas deixando seu legado e impactos na história de Santa Rosa do Purus.


A Unidade de Saúde é ampla, com três consultórios médicos, um odontológico, sala de coleta, curativo, imunização, observação, esterilização, farmácia, recepção, administração, almoxarifado, estocagem, expurgo, banheiros e um depósito de material de limpeza. Com equipamentos modernos necessários para atender o conforto e comodidade aos profissionais de saúde e a população do município.


Fruto de emenda parlamentar da deputada federal Antônia Lúcia. A obra custou R$408.000,00 mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde, que deverá atender as necessidades básicas de saúde.


A Unidade de Saúde será gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio da gestora geral Beatriz Vitorino de Lima.


A reativação da UBS contou com a presença das autoridades do poder executivo, legislativo, gestores das unidades e profissionais de Saúde, dentre estes: José Altamir Taumaturgo Sá - Prefeito Municipal, Valdir Genézio Kaxinawa - Vice-Prefeito, Alancardes Penha de Araújo - Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Gilson Rabelo da Silva - Secretário de Finanças, Francisco Eronildes de Oliveira Braga - Secretário de Educação, Denis Augusto Kaxinawá - Presidente da Câmara Municipal, Marlene Oliveira Rodrigues Kaxinawá - Vereadora e Maria Meire de Lima de Araújo - Vereadora.


Agradecimentos

Agradeço ao vice-prefeito Valdir Kaxinawá, ao secretário de Saúde Alancardes Penha de Araújo, Secretário de Educação Francisco Eronildes, aos vereadores, aos órgãos públicos e aos profissionais de saúde. Estou muito alegre pela inauguração de mais uma unidade de Saúde em nosso município. Quero parabenizar a todos que estão presentes neste marco histórico e pelo convite feito através do Secretário de Saúde. Vamos zelar por estes equipamentos de saúde desta unidade, pois temos conseguido com muita luta. Queremos promover saúde de qualidade e humanizada para a população. Ademais, a todos os profissionais de saúde que tem atendido a população com todo esforço, respeito e amor neste tempo que estamos vivendo que é a pandemia. Além disso, temos buscado e lutado por outros projetos como: construção de calçadas, construção de uma quadra na Cohab, instalação do sistema energia elétrica, recuperação das escolas, instalação de redes de internet na beira do rio, projeto de placa de energia solar fotovoltaica e a abertura da estrada que ligará Santa Rosa do Purus a cidade de Feijó. Destacou José Altamir Taumaturgo Sá, prefeito municipal.

Hoje estamos concretizando a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde Manduca Kulina. Para o município é uma alegria muito grande pela abertura dessa unidade. Desde já, quero agradecer ao prefeito que não tem medido esforço para trazer melhorias para a saúde neste município. Aos vereadores que tem somado conosco e buscado por nossas causas e a equipe de saúde que de todas as formas procuram promover saúde da melhor forma possível. São estes profissionais que engrandecem a área da saúde com sua capacidade, determinação, compromisso e respeito para com cada cidadão. Como gestor cabe a nós dá condições de trabalho para os profissionais de saúde. Peço o carinho, respeito e paciência para com nossa população, este é nosso dever como servidores. Que possamos ser lembrados pelos nossos gestos singelos como excelentes profissionais que se destacam por amor a vida. Vamos unir forças em prol a saúde de cada cidadão. Estamos seguindo nosso planejamento e estamos alcançando aos poucos nossas metas. Destacou o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes Penha de Araújo.

Quero agradecer a Deus primeiramente e a comitiva do Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Alancardes de Araújo. Sinto-me orgulhoso por toda dedicação do prefeito Tamir Sá e do vice-prefeito Valdir Kaxinawá. Estou muito feliz pela escolha do nome desta unidade e parabenizo ao Secretário de Saúde, Alancardes de Araújo. Queremos vê a continuidade da melhoria na saúde de maneira que possamos buscar meios para promover saúde que todos merecemos. Contem conosco como parlamentares do município de Santa Rosa do Purus estamos à disposição. Presidente da Câmara Municipal, Denis Kaxinawá.

Bom dia a todos! Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por esta manhã tão maravilhosa. Tudo acontece segundo a Determinação do Senhor. E neste ensejo quero parabenizar em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal de Santa Rosa do Purus, ao Secretário de Saúde – Alancardes de Araújo, ao vice-prefeito Valdir Genézio Kaxinawá ao nosso prefeito José Altamir, e aos demais secretários presentes e em especial a todos os profissionais de saúde. Ao assumir como vereadora tenho observado de perto a luta que nossa população enfrenta em relação à saúde, cada dia tenho amado e valorizado os profissionais de saúde. Acredito que por meu esposo ser Secretário de Saúde tenho acompanhado de perto a luta de vocês no dia a dia. E nesse momento que estamos passando por está pandemia já tivemos muitas perdas de pessoas queridas. Eu sentir na pele e vi quando estive internada por conta da COVID-19, o trabalho árduo de casa enfermeiro, técnico de enfermagem, zeladora e dos médicos. Vocês assistiram a todos os pacientes da melhor formar possível. Meus parabéns! São profissionais na área da saúde comprometidos com o bem estar do povo, e demonstração de amor pela profissão. Quero finalizar pedindo que continuem colaborando com seu serviço, com o respeito, carinho, humildade e ética com povo do nosso município. Vereadora, Maria Meire Lima de Araújo.

Quero agradecer a Deus e a presença de todos aqui presentes, em especial aos profissionais de saúde, ao prefeito Tamir, pelo seu trabalho e dedicação com nosso povo. Vice-prefeito, Valdir Kaxinawá.



Nas unidades de saúde o atendimento é Atenção Básica, onde abrange todas as idades desde o mais novo até o mais idoso. São várias as áreas possíveis de complicação de saúde e patologias crônicas como: hipertenção, diabéticos, cardiovasculares, respiratórias, osteoporoses, obesidade e etc. Os pacientes precisam de atendimento continuado nessa área. Além disso, recebemos os pacientes para troca de receitas, resfriados, visitas domiciliares, pré-natal, acompanhamento de idosos, gestantes, vacinação e pessoas acamadas que necessitam de atendimento especial. As unidades de saúde são responsáveis por estes atendimentos para que a população busque menos a Unidade Mista de Saúde. O atendimento na unidade é por meio de entrega de fichas, além dos casos de emergências. Vamos atender a microárea do bairro da Cohabi e bairros adjacentes. Recebemos muitos casos de leishmaniose vindos da zona rural. Alguns necessitaram de atendimento com especialistas, mas a maioria respondem as medicações. No momento que estamos vivenciando focamos na pandemia, mas existem outras doenças e precisam de atenção. Incentivo as pessoas a praticarem atividades físicas, cuidar com alimentação, se possível evitar bebidas alcoólicas, tomar vitamina c e ao se sentirem mal buscar uma unidade de saúde. Evitarem aglomerações, higienizar as mãos e o uso de máscaras. Estou à disposição da população. Destacou o clínico geral, Dr. John Cristian de Souza Domingos.

Ainda bem que deu tudo certo e conseguimos transferir a equipe completa para esta unidade. Acredito que a população vai poder usufruir de uma boa estrutura. Estamos aguardando o restante dos equipamentos chegarem para darmos continuidade aos atendimentos. Também fico a disposição para qualquer tipo de ajuda. Wilmington Braña Bispo, Coordenador de Imunização Municipal e Enfermeiro.

Agradecemos a Deus pela inauguração de mais um centro de saúde, Manduca Kulina. Em homenagem a um guerreiro Kulina que lutou a favor da demarcação da Terra Indígena para nosso povo. Temos a certeza que vamos ser bem recebidos pelos profissionais de saúde. Esperamos que todos profissionais nos atendam com carinho, ética, respeito e educação. Ademais, que possamos ser bem tratados assim como tratamos a vocês. Sinto-me muito grata pela homenagem a um guerreiro Kulina. Agradeço aos profissionais que tem incansavelmente buscado ser aprendiz e serem aperfeiçoado para atenderem a população do nosso município. Também, ao prefeito José Altamir Taumaturgo Sá, ao vice-prefeito Valdir, ao Secretário de Saúde Alancardes, aos vereadores e presidente da Câmara e a todos os profissionais de saúde. Estou muito alegre por está presente nesta inauguração desta unidade. Vereadora, Marlene Oliveira Rodrigues Kaxinawá.

Os serviços que a unidade de saúde prestará atendimento a população são: atendimento médico, odontológico, atendimento a assistência social, procedimentos de curativos e nebulização e etc. A equipe será constituída de médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, odontológico, farmacêutico, agente comunitário de saúde, agente de endemias e auxiliar de saúde bucal. Estamos felizes, pois a unidade vai auxiliar a nossa população. Em Santa Rosa do Purus é dividido em nove microáreas está unidade atenderá quatro. Vamos fazer de tudo para fazermos um excelente trabalho estamos à disposição. Gestora Geral da Unidade, Beatriz Vitorino de Lima.

Bom dia a todos! Quero falar como profissional de Saúde e dá as boas vindas ao nosso prefeito Tamir Sá e ao vice-prefeito Valdir Kaxinawá, e aos demais vereadores. Como profissional de saúde é nosso dever e a obrigação de receber o paciente com acolhimento, com educação, com ética, assim como respaldar os valores do paciente. O foco maior da unidade vai ser a humanização, tratar as pessoas de igual para igual sem diferenciar raça, etnia, gênero e etc. Esta semana recebemos uma equipe do estado do Acre para equipar aos profissionais de saúde desta unidade. Vamos trabalhar todos unidos para promovermos uma saúde de qualidade para a população do município. Biomédico, Elison Santos de Araújo.

Quero parabenizar a uma obra desta proporção. É um marco para este município ter duas UBS em funcionamento para atender uma população de aproximadamente 6000 mil habitantes. Parabenizo as autoridades e os responsáveis pela visão que tiveram em escolher a construção nesta área da cidade, pois amenizará o sacrifício de pacientes em se deslocarem até a unidade que fica do outro lado da cidade para pegar ficha de atendimento, principalmente, idosos, gestantes, hipertenso, atendimento odontológico e visita a pacientes que se encontram acamado. No inverno com as chuvas a situação se agrava e as ruas ficam intrafegáveis por conta do barro. Procuramos tratar todas as pessoas com igualdade independente da raça, cor ou etnia estamos aqui para servir a todos. É difícil lidar com uma população por termos pouquíssimas estruturas. Tivemos uma primeira hemotransfusão sanguínea em questão de doze horas é um marco para a história de Santa Rosa do Purus. Fazemos de tudo, damos nosso sangue, por vezes abdicamos do tempo com nossa família para se dedicar a população e muitas vezes não recebemos um muito obrigado. Mas, eu não faço para a população, mas sim para Deus. Quando entrei para a medicina eu fiz o juramento para mim não importa raça, etnia, religião, gênero faço para Deus. Estamos vivendo um momento de pandemia, que significa distanciamento social, o paciente não pode receber visita e é primordial o respeito. Agradeço ao Secretário de Saúde, ao prefeito, vice-prefeito pelo empenho 3 à 4 anos para reabrir a unidade, e agora nesta nova gestão foi reaberto. Clinico Geral, Dr. Edileuza Souza Ferreira.


Agradeço ao prefeito Tamir, vice-prefeito Valdir, vereadores, secretário de Saúde, e principalmente aos profissionais da saúde. Estamos felizes porque ontem os professores receberam a 2º dose da vacina da covid-19, isso é muito importante e uma segurança para os professores voltarem às atividades do ano letivo de 2021. Quanto mais pessoas são vacinadas a proporção no índice de morte é menor. Só temos a agradecer. Secretário Municipal de Educação, Francisco Eronildes de Oliveira Braga.

Agradeço ao Secretário de Saúde, Alancardes de Araújo, ao prefeito Tamir pelo convite para prestigiar a inauguração desta unidade. O prefeito já determinou para que um engenheiro venha até a unidade para avaliar a obra. Também, aos vereadores e profissionais da saúde. Secretário de Finanças, Gilson Rabelo da Silva.

Cumprimento a todos na pessoa do Prefeito Municipal, José Altamir Taumaturgo Sá, vice-prefeito, Valdir kaxinawá, Secretário de Saúde, Alancardes de Araújo e ao Elison de Araújo que tem sido nossos pés e nossas mãos. Todos são muito bem vindos a essa unidade, assim como na outa unidade. Os profissionais são de excelência e capacitados não medem esforços para atender bem a população. Meu anseio é que está unidade seja referência na boa qualidade de atendimento a promoção de saúde. Joice Silva da Costa Coordenadora da Atenção Primária básica de saúde.


Galeria de Fotos


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo