top of page
comunicacao6536

Equipe de professores das escolas municipais e estadual encerram atividades sobre a consciência negra em Santa Rosa do Purus

Apresntações dos alunos da rede de ensino da Consciência Negra. Foto: Samuel Lima/Ascom.

Na quarta-feira, 20, a quadra poliesportiva Ronald de Moura recebeu uma importante atividade realizada por professores das redes municipal e estadual de ensino de Santa Rosa do Purus, com o objetivo de encerrar as ações do projeto "Valorização da Cultura Afro no Acre". Durante todo o ano, os alunos da rede educacional participaram de atividades que promoveram a reflexão sobre a consciência negra, com foco nas contribuições dos povos negros para a formação da identidade cultural brasileira.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa do Purus, da Secretaria Municipal de Educação, da Associação das Mulheres Negras e da Escola Estadual Padre Paolino Maria Baldasare. O projeto é de autoria das professoras Elizandra Santos, professora de História, e Hilda Macahuachi, professora de Língua Espanhola e Ensino Religioso, ambas da rede municipal.

Apresentação da Capoeira. Foto: Samuel Lima/Ascom.

O principal objetivo do projeto é sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as influências africanas na cultura brasileira, além de destacar a importância da valorização da cultura afro-brasileira, em especial no contexto acreano. "É essencial que desde a infância, as crianças aprendam a importância do respeito e da valorização da diversidade étnico-racial, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a inclusão e a igualdade", afirmaram as professoras organizadoras.

Durante o evento de encerramento, foram abordadas diversas expressões culturais afro-brasileiras, como apresentações de teatro, danças típicas, capoeira, recitação de poemas, cordel, paródias e até um desfile celebrando a beleza negra e indígena. Essas atividades visaram não só celebrar a diversidade étnica, mas também desmitificar preconceitos e estereótipos relacionados à cor da pele e à posição social de indivíduos na sociedade brasileira.

A ação foi uma oportunidade para reforçar a importância de combater o racismo e promover a inclusão social, principalmente no ambiente escolar, onde se inicia o processo de formação das futuras gerações. A participação ativa das famílias e da comunidade local também foi destacada como fundamental para o sucesso do projeto.

O projeto "Valorização da Cultura Afro no Acre" busca, assim, deixar um legado de respeito, valorização e reconhecimento das contribuições do povo negro, em sintonia com o compromisso da educação municipal em promover uma sociedade mais justa e igualitária.


Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Redação e fotos: Samuel Lima