top of page
  • Foto do escritorSamuel Lima

Em Santa Rosa do Purus, 41 acadêmicos defendem o Trabalho de Conclusão de Curso de pedagogia


Acadêmicos do curso de pedagogia. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

O município de Santa Rosa do Purus, situado às margens do rio Purus, com fronteira com o Peru, um dos quatro considerados isolados do Estado do Acre, aconteceu no dia, 27, segunda-feira, na Escola de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de pedagogia de 41 acadêmicos da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O curso é fruto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Nesse sentido, em 2009, o Governo Federal, através da CAPES, lançou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em parceria com a esfera Estadual e Municipal de Educação. A Universidade Federal do Acre (UFAC) aderiu ao programa somente em 2012, com início das atividades acadêmicas em 2013.

Os professores que avaliaram os acadêmicos foram: professor Dr. Mark Clark Assen de Carvalho – Coordenador Institucional do PARFOR/UFAC e a professora Drª. Vera Lúcia de Magalhães Bambirra – Coordenadora local do PARFOR no Vale do Juruá.

Acadêmica do curso de pedagogia, Géssica Souza. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

A acadêmica do curso de pedagogia, Géssica de Souza, agradeceu as professoras que contribuíram com a formação acadêmica e destacou: “Sinto-me lisonjeada com tanto conhecimento compartilhado durante esses cinco anos. Dessa maneira, cada um foi fundamental nessa história de vida. Também, não preciso dizer que vocês são vencedores, pois fomos vencedores do inicio até o fim. Nesse contexto, cada um aqui tem a sua história, pois enfrentaram obstáculos e aprenderam com todos. Quando pensamos em desistir, fomos a ancora e a rocha, seguramos firmes na mão de cada um, e falamos: não vamos desistir! Chegaremos até a reta final, assim como foi desde o início. Por muitas vezes, não nos amamos, tentamos nos matar por diversas vezes, mas fomos felizes o tempo que passamos aqui. Em virtude disso, tenho a certeza, professores, que essa passagem pelo PARFOR não foi em vão, não tem como passar tanto conhecimento e passarmos ileso. O PARFOR entranhou-nos conhecimento que jamais iremos esquecer, pois estamos aqui para mostrar, isso. Decerto, não tem ninguém incapaz, somos capazes e os melhores, pois chegamos até aqui. Ademais, agradeço a todos, mas principalmente a Deus que nos fortaleceu quando estivemos fracos, assim como quando não sabíamos para onde recorrer. Sim! Lutamos por 5 anos devido ao COVID-19 para chegarmos hoje e defender nosso TCC. É evidente, que o TCC vai mostrar o quanto o PARFOR fez a diferença nas nossas vidas e, apresentaremos à comunidade, ao prefeito e aos representantes presentes aqui. Por fim, o PARFOR, programa do Governo Federal, foi de suma importância a contemplação do curso de pedagogia em nosso município, pois nossa formação fará muita a relevância no ensino educacional de nosso município.”

Prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá. Foto: Samuel Lima/ASCOM.

"Quero agradecer as professoras e orientadoras da Universidade Federal do Acre (UFAC), Drª Alcione Maria Groff e Mrª. Karlene Ferreira de Souza, pelo o empenho e dedicação, pois elas contribuíram para a formação de cada acadêmico no curso de pedagogia e meus parabéns aos acadêmico" disse o gestor municipal, Tamir Sá.


0 comentário

Commenti


bottom of page