• Samuel Lima

A Prefeitura de Santa Rosa do Purus recebe o promotor de justiça, Dr. Thalles Costa, do MPAC


A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no período de 04 à 08 de abril recebeu o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPAC), Dr. Thalles Ferreira Costa, com objetivo de se aproximar da população, das instituições do poder executivo e legislativo e para atuar na fiscalização dos serviços relevantes da administração pública.

O Ministério Público, instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, é responsável, perante o Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses indisponíveis da sociedade, pela fiel observância da Constituição e das leis. Nesse sentido, o órgão é atuante na fiscalização a execução da pena e da medida de segurança. Por outro lado, os promotores de Justiça, como representantes do Estado, procuram fazer com que a pena seja cumprida de maneira correta, como diz a lei. Participam do processo de execução e em atividades administrativas.

Vale ressaltar que, em Santa Rosa do Purus não tem um órgão do poder judiciário atuante dentro do município, assim como da Polícia Federal, Civil e do Ministério Público. Dessa forma, faz-se necessário a visita de representantes desses órgãos para que o direito do cidadão seja cumprido. Dessa maneira, em agenda na capital acreana o Prefeito Tamir Sá solicitou ao procurador geral de Justiça, Dr. Danilo Lovisario do Nascimento e do Secretário Geral do Ministério Público, Glaucio Ney Shiroma a visita do promotor de justiça, Thalles Costa.

O promotor de Justiça atuou na fiscalização das unidades do poder executivo como: serviços públicos de saúde e educação. Ademais, reuniu-se com os conselheiros tutelares do direito da criança e do adolescente, com intuito de reforçar a proteção que esses pequeninos possuem perante o estatuto, assim como promoveu uma palestra para conscientizar a população sobre a temática da prevenção da violência contra as mulheres.

Na oportunidade visitou as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para animar e desafiar esses pequeninos para exercerem a sua futura da profissão. A cidade de Santa Rosa do Purus receberá daqui a alguns anos: médicos, promotores de justiça, piloto de avião e vereadores. Essas foram algumas profissões citadas pelas crianças. Também, discutiu as temáticas sobre violência doméstica, abuso sexual infantil e drogas, com a finalidade de resguardar desses males encontrados diante da sociedade.

Foi uma oportunidade única para o Ministério Público, tendo em vista as dificuldades de acesso ao município. Destarte, sentimo-nos honrado de ter passado essa semana em Santa Rosa do Purus e ser bem acolhido pelas autoridades e se aproximado da comunidade local. Destacou, Costa.


0 comentário