top of page
  • Foto do escritorSamuel Lima

A prefeitura de Santa Rosa do Purus realiza a Conferência Nacional Extraordinária de Educação


Conferência Nacional Extraordinária de Educação. Foto: cedida/ASCOM.

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no dia, 26, quinta-feira, realizou a Conferência Nacional Extraordinária de Educação, edição 2023/2024, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Celso Cosme Gomes Salgado, com o tema: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.”

Vale ressaltar, que a conferência é um espaço aberto de caráter democrático em que o poder executivo juntamente com a comunidade levam propostas para que sejam formuladas e implementadas na melhoria do plano de educação municipal.

Doutora em Educação pela PUC/SP, Tânia Rezende.

"A educação é imprescindível em qualquer sociedade e no município como Santa Rosa do Purus em que 70% da população é composta por indígenas, mais ainda. Temos o prazer de participar dessa conferência a CONAEE, que tem como objetivo de traçar propostas que possam subsidiar o plano nacional de educação para aproxima década, então, dada essa diversidade, a abertura política e nas conquistas que estamos tendo em relação a lei de cotas que vai repercutir significativamente na formação da população de Santa Rosa do Purus, pois temos muitas línguas, permitindo, com isso, construir um projeto intercultural que coloque no mesmo patamar a língua portuguesa, mas também as línguas indígenas, isso, com respeito a essas diversidades com uma proposta que dialoguem entre o local e o geral, nessa perspectiva, do ir e vir. Nós precisamos pensar que a lei de cotas precisa perdurar por mais tempo nesse país de estrema diversidade, injustiça sociais, precisamos fazer ciência sim, com justiça social", destacou a professora, doutora em educação da UFAC, Tânia Resende.

A etapa municipal da conferência trará resultados que incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. Nesse sentido, a CONAE tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) (decênio 2024-2034) e contribuir para e a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação municipal. Alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), com o propósito de fortalecer a cooperação federativa de educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

"A educação deve sempre vim em primeiro lugar. Por isso, estamos aqui para discutir sobre a educação do nosso município, e, dessa forma, iremos elaborar o plano de educação para os próximos dez anos", afirmou e prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá.

A conferência contou com a participação do prefeito de Santa Rosa do Purus, Tami Sá, presidente da Câmara Municipal de Santa Rosa do Purus, Denis Kaxinawá, Secretário Municipal de Educação, Eronildes Braga, Secretário Municipal de Saúde, Alancardes Araújo, dentre conselheiros, assessores e vereadores.

Redação: Samuel Lima - Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Purus

Foto: Cedidas.


0 comentário

Comments


bottom of page