A Prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta quarta-feira (18), a 2º Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Santa Rosa do Purus na escola Estadual Padre Paulino Maria Baldassari. O tema central que foi discutido na conferência: “Enfrentamento ao Racismo e outras formas correlatas de discriminação Étnico-raciais e Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de todos nós”.
A conferência municipal teve inicio com a formação da mesa de autoridades seguida da leitura do regimento interno.
A conferência municipal é um espaço institucional de participação e deliberação acerca das diretrizes gerais de uma determinada política pública que se constituíram em conquistas sociais, decorrentes do processo de redemocratização do Brasil, no pós Ditadura Militar, em meio a busca pela reestruturação social, de olhar inclusivo, com vistas a introdução da Garantia de Direitos, aos setores, historicamente, aliados.
Ademais, surgiram por sustentação constitucional, as leis específicas sob a ótica conceitual das políticas públicas, como uma outra vertente e instrumento regulatório, para elaboração e implementação das políticas de direitos. Nesse sentido, os grupos se reuniram e debateram as propostas para serem incluída no plano municipal.
Dessa forma, as conferências surgem como um espaço democrático que pretende aperfeiçoar no âmbito das funções a estrutura e financiamento estatal, as demandas coletadas com a autoridade da população.
A etnia Kaxinawá realizou uma apresentação cultural em sua língua. Assim como, foi realizada a votação dos delegados e suplentes que representarão o município no âmbito estadual e federal.
Comments